terça-feira, 29 de maio de 2012

Reincidentes na solicitação do benefício deverão fazer curso


Trabalhadores que requisitarem o seguro-desemprego pela terceira vez dentro de um período de dez anos terão que participar de um curso de qualificação profissional, com carga horária mínima de 160 horas, para poder receber o benefício. Seguindo a determinação do governo federal, a Secretaria do Trabalho Emprego e Renda de Londrina lançou, na tarde de ontem, o Programa de Curso de Qualificação Profissional Para Beneficiários do Seguro-Desemprego, uma das ações do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
IFPR oferece 1,5 mil vagas
No Senai, os cursos oferecidos por meio do Pronatec serão definidos até o final desta semana. Já no Instituto Federal do Paraná (IFPR), 1,5 mil vagas de capacitação serão ofertadas para solicitantes do seguro-desemprego e demais ações integrantes do programa, como estudantes de ensino médio, beneficiários do bolsa família e futuros funcionários de hotéis e restaurantes durante a Copa do Mundo. “Ainda estamos aguardando a Secretaria do Trabalho definir quais cursos vai querer pela modalidade do seguro-desemprego. Mas serão cursos de 160 a 240 horas, ou seja, dois a três meses de duração. A meta é oferecer 3 mil vagas/ano pelo Pronatec até 2014. Mas, como esse ano começou tarde, vamos oferecer umas 1,5 mil”, explica a diretora geral do IFPR, Edilamar Leonart.(B.K.)
Na prática, ao procurar o Sistema Nacional de Emprego (Sine), além de receber novas ofertas de trabalho, os reincidentes na habilitação ao seguro-desemprego serão encaminhados a cursos nas áreas de indústria, comércio, construção civil e serviços. Em Londrina, as instituições que ministrarão essas capacitações obrigatórias são Senac, Senai e Instituto Federal do Paraná (IFPR).
Sem saber informar dados nacionais sobre reincidência nos pedidos de seguro-desemprego, a operadora do Pronatec Gisele Pascoal explica que o programa foi criado com o objetivo de qualificar o trabalhador. “Ele não foi criado por conta de reincidências em rescisões contratuais. Na verdade, o programa pretende ajudar o trabalhador a reingressar no mercado de trabalho. Mas se, em dez anos, o trabalhador teve acesso ao seguro-desemprego pela terceira vez, ele fica obrigado a fazer o curso.”
Somente no Senac em Londrina serão ofertadas 200 vagas em cursos na área de comércio e prestação de serviços, como auxiliar administrativo, promotor de vendas, recepcionista, operador de caixa, camareira, vendedor, porteiro e vigia. “A pessoa que for reincidente no seguro-desemprego terá acesso ao catálogo de cursos e pode escolher se capacitar na área em que já trabalhava ou mudar de área, de acordo com a oferta de emprego. Quem fará o cadastro e nos encaminhará essas pessoas é o próprio Sine”, explica Celise Ferreira, do Senac.

Além das aulas e do material didático totalmente gratuitos, o trabalhador matriculado nesses cursos também recebe auxílio de R$ 1 por hora de aula. “Esses nossos cursos têm duração de dois meses e meio, com quatro horas diárias, na parte da manhã ou da tarde.” De acordo com Celise, os cursos oferecidos pelo programa foram escolhidos de acordo com a demanda do mercado de trabalho e não se diferenciam dos cursos oferecidos ao público em geral. Inclusive, quem comprovar frequência de 70% em cada disciplina recebe um certificado do Senac. “São cursos bastante procurados. Esse de auxiliar administrativo mesmo custa R$ 900 na programação aberta. A ideia é capacitar esse trabalhador para preencher vagas no mercado. Sabemos que vaga tem, o que falta é mão de obra capacitada.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário