terça-feira, 31 de julho de 2012

Barbosa Neto é cassado em Londrina – Repórteres são agredidos por assessores do ex-prefeito


Barbosa Neto é cassado em Londrina – Repórteres são agredidos por assessores do ex-prefeito

Pela segunda vez na história, Londrina tem um prefeito cassado. Com 13 votos a favor, dois contra e três abstenções, Barbosa Neto (PDT) perdeu o mandato como chefe do Executivo.
A sessão de julgamento começou às 9h de segunda-feira (30) e exatas 12 horas depois, teve seu desfecho com uma rápida votação em que o "sim" predominando, pondo fim a dois anos e três meses de um mandato marcado por escândalos e uma série de investigações por parte do Ministério Público.
Durante todo o dia, a defesa de Barbosa entrou com uma série de pedidos na Justiça para tentar cancelar ou suspender a sessão de julgamento. No final da tarde, quando parte do processo era lido, as tentativas se intensificaram. Em vão.
Nas galerias, manifestantes pró e contra Barbosa se expressavam com palmas, vaias, cânticos e, por diversas vezes,o presidente do Legislativo, Gérson Araújo, teve que intervir para conter a ordem.
Barbosa só apareceu na Câmara por volta das 19h40. Ele deu início à defesa evocando um texto bíblico e dizendo que Deus o tinha colocado no cargo de prefeito. Durante a argumentação, tentou imputar a culpa do contrato com a Centronic ao vereador e ex-secretário de Gestão Pública Jacks Dias (PT).
Ao final do discurso, pareceu reconhecer a derrota ao mandar um recado aos vereadores. "Nos encontramos por aí".
A partir do momento em que o resultado da votação for encaminhado à Justiça, Londrina tem um novo prefeito: José Joaquim Ribeiro (PSC), que foi alijado da prefeitura pelo próprio Barbosa, alegando divergências políticas e de opinião.
Logo após ser cassado, o prefeito Barbosa Neto (PDT) deixou o prédio do Legislativo acompanhado por cabos eleitorais e assessores. Repórteres e fotógrafos que tentaram acompanhá-lo foram agredidos.
"Fui tentar falar com ele e acabei levando socos nos braços e muitos empurrões", disse a repórter da rádio CBN Londrina, Lívia de Oliveira. Ela contou que os assessores cercaram os profissionais de imprensa para a agressão. "Eles nos deram joelhadas. Fiquei com os braços todos marcados", afirmou a jornalista, mostrando as marcas.
O fotógrafo da Folha de Londrina, Marcos Zanutto, também foi recebido a empurradas pelos cabos eleitorais e assessores. "Além de empurrar, eles derrubaram vários profissionais", contou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário