sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Sanepar repudia operação da Polícia Federal e emite nota oficial contrariando a acusação de maior poluidora do Paraná



Em coletiva à imprensa nesta quinta-feira (20), o presidente da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Antônio Hallage, contestou todas as acusações sobre a poluição do Rio Iguaçu. “Nós estamos indignados com esta má interpretação e com a forma com que foram dadas declarações sobre a empresa. São declarações inverídicas e caluniosas destinadas a atacar a imagem da empresa construída em meio século de história”, disse o presidente.
A Sanepar trata todo o esgoto que coleta, seguindo todos os parâmetros da legislação ambiental e é referência em saneamento no Brasil. Hallage também afirmou estranhar o fato de a operação policial ocorrer em um período eleitoral e quando os policiais federais estão em greve.
Na coletiva, Hallage também afirmou que os relatórios produzidos pela Sanepar sobre seus serviços são informações públicas, totalmente disponíveis, e que sempre foram enviados a todos os órgãos ambientais.  Hallage também falou do trabalho de despoluição ambiental e de educação para que a população faça as ligações de esgoto corretamente e regularize a situação daquelas que não estão corretas. O programa, conhecido como “Se Ligue na Rede”, já realizou mais de 1,3 milhão de vistorias só na capital e na Região Metropolitana de Curitiba, possibilitando um diagnóstico das ligações regulares e irregulares.
Dados disponíveis – Os relatórios sobre os serviços da Sanepar são enviados regularmente ao Ministério das Cidades e estão disponíveis no banco de dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), no site: www.snis.gov.br/
Sanepar - Fundada em 1963, a Sanepar presta serviços de fornecimento de água tratada, coleta e tratamento de esgoto sanitário e gerenciamento de resíduos sólidos. Hoje atende 345 dos 399 municípios do Paraná e 289 distritos ou localidades de menor porte no estado, além de atender a cidade de Porto União, em Santa Catarina. A Sanepar leva água tratada a 9,5 milhões de pessoas e atende seis milhões de pessoas com sistema de esgotamento sanitário. A cobertura da rede de água tratada da Sanepar chega a 100% da área urbana dos 346 municípios e 289 distritos onde está presente. A cobertura com rede de esgoto alcançou 63,2% da área urbana dessas localidades. A empresa está sediada em Curitiba (PR), tem 176 Estações de Tratamento de Água (ETA) e 225 Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) estabelecidas em todo o Estado. Conta com 6.637 empregados.
A busca da qualidade contínua é uma das principais características da Sanepar. Laboratórios da empresa analisam 1,35 milhão de parâmetros a cada ano, com base na legislação vigente. Só em 2011 foram investidos R$ 44 milhões em testes de qualidade, o que fez com que a Sanepar alcançasse um índice de 100% de conformidade às exigências da legislação. Seus números trouxeram reconhecimento nacional e internacional e a empresa é referência em saneamento no Brasil. Entre os exemplos de reconhecimento está o ranking do Instituto Trata Brasil que compara 25 indicadores do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento Básico (SNIS), do Ministério das Cidades. De acordo com esse ranking, em 2012, pela segunda vez consecutiva, Curitiba tem os melhores índices de saneamento entre as capitais de estados brasileiros. A cidade de Maringá subiu cinco posições em relação ao levantamento divulgado no ano passado e já é a segunda melhor nos serviços de água tratada, coleta e tratamento do esgoto doméstico entre todos os 5.564 municípios brasileiros, atrás apenas de Santos (SP). Entre as 100 melhores cidades brasileiras em saneamento básico, sete são paranaenses, todas atendidas pela Sanepar. Londrina está em 10.º lugar. Na sequência aparecem Ponta Grossa (15.º), Foz do Iguaçu (34.º), Cascavel (43.º) e São José dos Pinhais (57.º).
A Sanepar foi à primeira companhia de saneamento latino-americana a obter o certificado de qualidade ISO 9002 e de qualidade ambiental ISO 14001, mantidos até hoje. A ISO 9001 foi obtida pela primeira vez em 1997 e renovada pela ABS Quality Evaluations. Já a ISO 14001 foi obtida pela primeira vez em 1999.
Se Ligue na Rede: iniciado em 2006, o programa busca reduzir a poluição dos rios cujas bacias já contam com sistema de coleta de esgoto, regularizando ligações de esgoto e demonstrando como fazer a ligação correta. São realizadas reuniões com os moradores, visitas às famílias, ações de educação socioambiental e vistorias técnicas nos imóveis contemplados com a rede coletora de esgoto. Os moradores recebem informações sobre os planos da obra na sua região, cronograma dos prazos, impactos e orientações sobre as responsabilidades da Sanepar e da população. Com o programa, evita-se que, diariamente, 2.848 kg de carga orgânica deixem de ser lançados nos rios. O programa tem recebido diversas premiações, sendo a última o 19.º Prêmio Expressão de Ecologia, na categoria Controle da Poluição. (Unidade de Serviço de Comunicação Social - USCS/Londrina)

Nenhum comentário:

Postar um comentário