quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Companheiro de jovem morta após dar a luz em Sto. Ant. da Platina acusa SAMU procopense de burocracia

Dois dias após dar a luz a uma menina, por meio de parto normal, no Hospital Regional do Norte Pioneiro, em Santo Antônio da Platina, a adolescente Vanessa Cândido da Silva, 16 anos, morreu na madrugada de terça feira (30), no mesmo hospital. Ela recebeu alta, mas passou mal e teve que retornar para ser atendida, porém a família aponta que Vanessa foi vítima da burocracia do Samu e a demora do atendimento médico.
O companheiro, Márcio Fernandes, 32 anos, contou que, por volta das 3h30, ela passou muito mal em casa e ele acionou o Samu. Depois de muitas perguntas da atendente, em Cornélio Procópio e do atraso da ambulância, Fernandes conseguiu uma carona com um colega. Ele relatou ainda que, quando a mulher chegou ao Hospital Regional, demorou cerca de 15 minutos para ser atendida. Quando finalmente entrou na sala de atendimento, não resistiu e morreu.
O corpo de Vanessa foi velado na casa onde ela morava com os pais, na Rua 3 do Bairro Álvaro de Abreu. O enterro está marcado para as 9 horas de hoje no Cemitério Parque das Oliveiras, em Santo Antônio da Platina. De acordo com as informações que a família recebeu, a causa morte teria sido um `infarto fulminante´. Fernandes estranhou o diagnóstico pois, segundo os pais, ela não tem histórico de doenças cardíacas. “Durante a tarde de ontem [segunda] ela estava com fraqueza, mas nós achávamos que era normal, decorrente do parto, mas chegou na madrugada ela ficou gelada e perdeu os sentidos”, lembrou. “Alguém tem que fazer alguma coisa por essa saúde nossa que está caótica, afinal não é normal uma menina de 16 anos morrer assim”, reclamou.
No final da tarde de ontem, a reportagem tentou entrar em contato com o diretor clínico do Hospital Regional, o médico Orlando Ferraz para obter informações sobre o histórico de gravidez de Vanessa para checar se a morte pode ter ocorrido em decorrência de complicações do parto, porém a atendente informou que ele estava em uma cirurgia e só iria poder se pronunciar hoje. (Redação JNN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário