terça-feira, 29 de outubro de 2013

Médicos cubanos devem iniciar trabalho na saúde de Londrina no dia 11 de novembro

IMAGEM MERAMENTE ILUSTRATIVAO atendimento da população em Londrina vai ganhar um reforço a partir do dia 11 de novembro. É que nesta data está previsto o início das atividades dos sete cubanos do programa federal Mais Médicos. Eles desembarcam na cidade na noite de terça-feira (29), sendo apresentados na manhã do dia seguinte durante um evento da Prefeitura de Londrina.

Para o secretário municipal de Saúde, Francisco Eugênio de Souza, a vinda dos estrageiros será um fator importante para amenizar os problemas do déficit de médicos e, principalmente, falta de apoio e atendimento adequado a população.

Os cubanos irão atuar exclusivamente no Programa Saúde da Família (PSF), completando as equipes das unidades do Maria Cecília, Lerroville, Cafezal, Armindo Guazzi, Vivi Xavier e Vila Ricardo, que estavam sem médicos. O treinamento dos profissionais ocorre nos próximos dias com as equipes da Secretaria Municipal de Saúde.

"É preciso que antes de atender a comunidade eles entendam o sistema de saúde local, conheçam a rotina da unidade. É um processo de adaptação mesmo", disse.

O secretário lembrou que o município está se esforçando para tentar conter os problemas na saúde. "Teremos aproximadamente 100 médicos contratados. Essa é uma resposta que estamos dando", comentou ele, que afirmou que a superlotação no Hospital da Zona Norte e Zona Sul, gerenciados pelo Estado, não se deve ao quadro médico municipal.

"Quem colocou isso é porque desconhece a situação. Não posso proibir das pessoas procurarem o hospital. É a mesma coisa de algum paciente procurar o posto de saúde com quadro de infarto. A Unidade Básica tem que fazer a triagem e acionar o transporte. O que precisa para os dois [município e Estado] é um melhor sistema de avaliação de risco para poder triar melhor o paciente conforme a necessidade", disse.

O planejamento da Saúde é construir oito novas Unidades Básicas de Saúde (UBS), sendo quatro na região norte e outras quatro na zona sul de Londrina. Até o final de 2014, também deverá ser entregue a nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim do Sol. "É um trabalho que não é feito da noite para o dia, mas sim crescente e de forma gradativa. São espaços que vão desafogar e muito os serviços de urgência e emergência, mas para um planejamento de quatro anos", afirmou. (Redação O Diário)

Nenhum comentário:

Postar um comentário