terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Bombeiros alertam para cuidados com fogos de artifício

Tradicionalmente usados nas comemorações de fim de ano, os fogos de artifício podem dar brilho e beleza ao réveillon, mas podem também representar perigo para crianças e adultos que não tomarem o devido cuidado ao incrementarem suas comemorações.

Para evitar acidentes na passagem de ano, o comando do Corpo de Bombeiros alerta para alguns cuidados importantes na hora de soltar fogos de artifício.

 Aos comerciantes, a principal orientação é não vender fogos de artifício a menores de idade desacompanhados de seus responsáveis, já que o procedimento é proibido por lei. Já aos usuários, o Corpo de Bombeiros recomenda uma leitura atenta das informações dos fabricantes dos fogos de artifício sobre procedimentos de segurança.

Os danos mais comuns são dilacerações, amputações de dedos e alguma lesão auditiva ou no globo ocular. Para evitar ferimentos, é importante usar os prolongamentos e bases de lançamento que são comercializados junto com os fogos.

Outra dica importante é transportar os fogos de artifício de maneira segura, jamais junto ao corpo. A advertência vale também para as conhecidas "bombinhas", geralmente usadas nas brincadeiras de criança e que, transportadas nos bolsos, também representam perigo. Além disso, procure soltar os fogos em locais abertos, longe de prédios ou aglomerados de pessoas, e não permita que pessoas embriagadas se aproximem dos fogos de artifício.

Em caso de acidentes, o Corpo de Bombeiros recomenda que se ligue 193, para o próprio Corpo de Bombeiros, ou 192, para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). (Redação G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário