quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Padre brasileiro faz sucesso em Portugal usando boneco em missa

Chama-se Joca, anda pela casa dos 10 anos e é uma preciosa ajuda para o padre Fernando Giuli nas missas de sábado na Igreja de São Batista, no Cartaxo, em Portugal.

Apesar de ser apenas um boneco, é o Joca quem ajuda a transmitir a mensagem do Evangelho às crianças e aos mais jovens, sem deixar de despertar a curiosidade dos pais e aos avós.

"O Joca ajuda bastante na interação com as crianças, mas os adultos acabam por ficar mais atentos quando o boneco está na missa", afirmou à Rede Regional Fernando Giuli, que está na paróquia do Cartaxo há cerca de três meses.

Com formação em ventriloquia, este padre, natural de São Paulo, já utilizava o Joca em missas para jovens e catequeses no Brasil.

"Aqui, foi uma surpresa geral quando ele chegou, mas penso que as pessoas estão a reagir de forma muito positiva", afirma Fernando Giuli, que veio para Portugal como missionário e esteve um ano no Entroncamento, antes de chegar ao Cartaxo.

É certo que há também quem coloque reticências à presença do boneco junto ao altar, mas a Diocese de Santarém deu o seu aval à sua utilização do boneco nas eucaristias, onde cumpre o seu papel durante cerca de 10 minutos.

Quando chega a hora da homília, Fernando Giuli recolhe à sacristia por breves momentos e regressa na companhia do Joca.

"Sem nunca mudar a liturgia, é um modo de inovar, de comunicar os valores cristãos às crianças e aos jovens, embora a mensagem também sirva para os adultos", explica o pároco, que tem notado uma maior afluência de fiéis às missas, à medida que a fama do Joca se espalha pelas redondezas.

"Às vezes, até parece que o boneco é mais conhecido que o padre", graceja.

Além de reconfortar o espírito com a palavra bíblica, o Joca não esquece o estômago das crianças.

Antes de sair do altar, faz três perguntas sobre aos mais novos sobre a homília que foi proferida.

Os mais atentos à mensagem e mais rápidos a chegar junto ao boneco para responder corretamente, são recompensados com um chocolate. (Redação Rede Regional)

Nenhum comentário:

Postar um comentário