quinta-feira, 29 de maio de 2014

Barbosa Neto comandou esquema de corrupção em Londrina, aponta promotora

CML/ArquivoO esquema de corrupção que culminou na prisão de quatro agentes públicos em Londrina no ano de 2012 foi comandado e articulado pelo ex-prefeito Barbosa Neto (PDT). É o que aponta nova ação civil pública ajuízada pelo Ministério Público (MP) contra o pedetista e mais seis pessoas na terça-feira (27). Eles são acusados de tentar 'comprar' o apoio de vereadores de oposição. O caso veio à tona em abril de 2012, quando o empresário Ludovico Bonato e o então secretário municipal Marco Cito foram presos em flagrante pelo Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado (Gaeco) acusados de oferecer R$ 40 mil em dinheiro ao então vereador Amauri Cardoso (PSDB), para que ele votasse, no Legislativo, contra a abertura da chamada Comissão Processante (CP) da Centronic, que cassaria o mandato de Barbosa dois meses depois, em junho. 

A promotora de Defesa do Patrimônio Público, Leila Schimiti, lembrou que a nova ação é um desdobramento de processo penal que tramita desde o ano passado na 3.ª Vara Criminal de Londrina. "Só incluímos no pólo passivo deste novo processo o nome do ex-prefeito, que não figurou na ação penal à época. Houve uma série de novos fatos e novas evidências que mostram que o ex-prefeito era de fato articulador e comandante das ações dos demais envolvidos. O esquema de cooptação do apoio destes ex-vereadores era destinado a beneficiar os interesses do grupo comandado pelo ex-prefeito", destacou a promotora em entrevista à rádio CBN Londrina

São alvos da nova ação, além de Barbosa, Bonato e Cito, os ex-membros da Sercomtel Roberto Coutinho (presidente) e Alisson Tobias de Carvalho (diretor), o ex-chefe de gabinete de Barbosa, Rogério Lopes Ortega e o ex-vereador Eloir Valença. Os três últimos também foram detidos durante as investigações em 2012. 

Leila Schimiti lembrou também que a nova ação trata de "dois fatos distintos". "O primeiro deles é a aceitação da vantagem indevida por parte do ex-vereador Eloir Valença. Ele é um dos acusados pela prática de improbidade administrativa. No outro fato, temos o ex-vereador que foi uma vítima do esquema", explicou. 

A reportagem voltou a entrar em contato com o ex-prefeito Barbosa Neto nesta quarta-feira (28), mas não obteve retorno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário