segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Jovem sofre sobre possível fratura em crânio ao mergulhar em piscina e bater a cabeça em C. Procópio

No momento em que eram deixadas na Santa Casa de Cornélio Procópio as quatro vítimas do acidente ocorrido na PR 160, na tarde de domingo (24), socorristas do SIATE e SAMU, profissionais da imprensa e a equipe médica do hospital se deparam com um jovem que era trazida ao PS após sofrer um queda em sua casa.

Segundo informações, a jovem que estava inconsciente, teria se jogado em um piscina e acabou batendo a cabeça em um cano.

O problema é que no desespero, ou pela falta de informação, os familiares transportaram a vítima de forma incorreta e perigosamente, dentro de um veículo VW/Gol, correndo o risco de agravar os possíveis ferimentos que a jovem sofreu em coluna cervical e crânio.

Ao verem esta situação, os socorristas e médicos foram obrigados a intervir, retirando a vítima, que ainda apresentava um ferimento corte contuso na cabeça, de forma correta de dentro do carro, usando a maca e colocando nela o colete cervical.

O Sgt. Noel esclareceu que em qualquer caso de acidente, mesmo os mais simples, o protocolo de socorro deve ser seguido à risca. Ele foi desenvolvido por especialistas e é praticando em todos os países do mundo, sendo todos os anos atualizado.

A remoção da vítima do local do acidente para o hospital é tarefa que requer o MÁXIMO DE CUIDADO E CORRETO DESEMPENHO, se utilizando dos equipamentos necessários, como a prancha, colete cervical, talas e faixas para imobilização, além do conhecimento técnico para mover o paciente.

Para o Sgt. Noel, o os procedimentos de primeiros socorros deveria ser ensinado nas escolas, o que infelizmente não ocorre.

Para que não conhece os procedimentos, antes de entrar em desespero e cometer um erro grave, o melhor a fazer é chamar o socorro especializado, ao não ser quando ocorre um caso de perfuração, onde há um sangramento intenso, ou em situações onde a vítima corre risco de vida, como em incêndios ou riscos de desabamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário