quarta-feira, 27 de agosto de 2014

MP denuncia 39 pessoas por desvio de dinheiro público da prefeitura de São Jerônimo da Serra

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Londrina e a Promotoria de Justiça de São Jerônimo da Serra, no norte do Paraná, ofereceram denúncia à Justiça contra 39 pessoas acusadas de desviarem recursos públicos da prefeitura municipal. A denúncia foi oferecida na segunda-feira (25), após o fim das investigações da Operação Sucupira, deflagrada no dia 8 de agosto, a qual descobriu um esquema de fraude em licitações.

Entre os acusados estão a esposa e dois filhos do prefeito de São Jerônimo da Serra, Adir dos Santos Leite (PSDB), além do então chefe de gabinete e de relações institucionais, o responsável, à época, pela tesouraria e pelas finanças, servidores municipais, empresários e agentes públicos.Conforme o Ministério Público do Paraná (MP-PR), o chefe do Executivo não faz parte dessa acusação, mas deve ser denunciado posteriormente perante o Tribunal de Justiça do Paraná, por causa da prerrogativa de foro. Leite está licenciado do cargo desde o dia 18 de agosto, pelo período de 30 dias, segundo a prefeitura.

De acordo com a denúncia, o grupo contratou ilegalmente, de janeiro de 2013 a agosto de 2014, empresas para desviar recursos públicos da prefeitura. Na denúncia foram descritos 73 fatos criminosos praticados pelo grupo contra a administração pública. Entre os crimes tipificados estão peculato, corrupção passiva e ativa, lavagem de dinheiro, fraude a licitação e organização criminosa.

Segundo o MP-PR, os dois filhos e a esposa do prefeito ocuparam cargos na prefeitura durante o período investigado. Além deles, foram denunciados o então chefe de gabinete e de relações institucionais, e o responsável, à época, pela tesouraria e finanças.

Seis, das 39 pessoas denunciadas pela promotoria, continuam presas em Londrina desde que a Operação Sucupira foi deflagrada. (Redação G1 PR)

Nenhum comentário:

Postar um comentário