terça-feira, 28 de outubro de 2014

Alunos com dificuldades em interpretação devem focar nos textos, dizem professores

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) exigem muito preparo físico e atenção dos estudante, que costumam ficar cansados com as extensas provas. No último dia do exame, os candidatos devem estar tranquilos para escrever uma boa redação e responder as questões de português e literatura, além de artes e língua estrangeira, podendo ser espanhol ou inglês. Mas é importante lembrar que, todas as alternativas exigem interpretação, algo que preocupa os estudantes que apresentam dificuldades em interpretar textos.

Em entrevista ao G1, professores da área que destacaram a necessidade de interpretação, deram algumas dicas para os candidatados obterem bons resultados nas provas.

Espanhol

De acordo com o professor de espanhol Jesieldo Lima, a prova de língua estrangeira do Enem abrange assuntos textuais, portanto, não tem um conteúdo específico. "O aluno hoje tem que gostar muito de ler e estar informado dos fatos especialmente na América Latina para responder as questões que são de interpretação", contou.

Para o educador, o modelo do exame não desvalorizou a gramática que passou a cair de forma indireta, especialmente quando se trata de conjunções. Ele diz que o candidato deve focar em textos, identificar as palavras chaves, saber a função da conjunção, além de ficar atento com as palavras parecidas com o português, mas que têm outro significado. "O estudante precisa entender o contexto em que a palavra está inserida, especialmente nas charges", frisou.

Inglês

Liana Marques, professora de inglês, afirma que na prova de inglês, o Enem costuma trazer apenas cinco questões relacionadas às diversidades linguística e cultural. Ela ainda diz que, as alternativas são abordadas através de trecho de um poema, uma música, charge ou tema motivacional.

De acordo com a docente, o aluno que tem o hábito da leitura está dentro da concorrência. Para ela, muitas vezes o estudante entende o texto de inglês, mas interpreta em português de forma errada. "Dificilmente acontece duas questões para um mesmo texto. O exame cobra principalmente a interpretação e como exercício o estudante tem que ler todo tipo de informação. Com a interdisciplinariedade o aluno precisa saber sobre atualidade, além da gramática", ressaltou.

No estudo da língua inglesa, a docente destaca a variação linguística cobrada dentro do contexto, como preposição, tempos verbais, voz passiva, discurso direto e indireto, artigos. "São questões interpretativas, não é que a gramática deixou de cair, ela agora é abordada de outra maneira e o aluno precisa estar atualizado", contou.

Artes

Segundo a professora Socorro Lopes, o Enem costuma trazer questões com figuras artísticas, que exigem interpretação por parte do candidato. "A arte é trabalhada na prova de modo meramente interpretativo. Trata-se de um código visual e o aluno precisa estar preparado para interpretá-lo", pontuou.

A docente lembra aos candidatos que a arte é história, portanto, ela marca todo o processo evolutivo da humanidade, dos primórdios até a contemporaneidade. De acordo com a professora, o estudante precisa ter um conhecimento básico dos estilos e das tendências artísticas em cada fase da história da arte. "O aluno precisa ter uma visão conceitual da arte, além de saber ler as figuras apresentadas. Se ele souber fazer a leitura de um código visual, saberá desenvolver um conceito correto numa questão do Enem", disse a docente. (Com informações G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário