sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Londrina entra em estado de alerta após levantamento sobre dengue

Londrina entra em estado de alerta após levantamento sobre dengueO 4º Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) em Londrina foi divulgado nesta quinta-feira (30) e colocou a cidade em estado de alerta. O índice de 1% é considerado o limite aceitável pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Os agentes de endemias foram a campo de 20 a 24 de outubro e inspecionaram 9.094 imóveis em todas as regiões da cidade.

A infestação nas regiões norte e central é de 1,21%, na oeste atinge 1,05%, na leste 0,88% e na sul 0,87%. Se por um lado a região sul apresenta o menor índice no comparativo entre regiões, por outro, entre os bairros, o San Izidro, na zona sul, lidera a infestação com 2,42%. O indesejado segundo lugar é do Bandeirantes, na zona oeste, com 2,24%. Em seguida, aparecem Chefe Newton, na região norte, com 1,80%, Mister Thomas (1,79%), Milton Gavetti (1,78%) e Vila Brasil (1,77%).

De acordo com a diretora de vigilância em saúde, Mara Alice Zanetti, os criadouros mais encontrados pelos agentes de saúde foram vasos, pratos e frascos de plantas. "Há mais de 20 anos é de conhecimento público que tais recipientes são propícios para a proliferação do mosquito. Enquanto não houver uma significativa mudança comportamental, a sociedade é obrigada a conviver e a temer a dengue", disse. Entre outros criadouros, também foram encontrados bebedouros de animais, pneus, latas, garrafas e vasos sanitários.

A Secretaria de Saúde vai realizar mutirões localizados para remoção de criadouros. O combate à proliferação do Aedes aegypti é dever do estado e responsabilidade de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário