sábado, 29 de novembro de 2014

Atração turística no Norte Pioneiro pode desaparecer por conta de construção de usina hidrelétrica

Existe um projeto feito por uma concessionária ainda no governo de Jaime Lerner para construção de uma pequena usina hidrelétrica que se chama PCH Foz do Anta. Teria sido aprovado em audiências públicas, aguardando a licença ambiental para iniciar a obra.

A iniciativa prevê a construção de uma barragem de sete metros de altura, distante 150 metros acima do salto Cavalcanti e que iria retirar 95% da água do rio (desviar) e então o salto secaria.

Por conta dessa possibilidade, haverá um protesto no dia seis de dezembro, um sábado, saindo às 14 horas de motocicleta da cidade de Pinhalão até o local. A manifestação quer evitar a instalação dessa usina.

Na noite de quinta-feira, dia 27, o prefeito de Tomazina, Guilherme Saliba, se posicionou sobre a controvérsia. "Tive acesso ao projeto, mas sou leigo, seria necessário especialistas e técnicos para verificar a vazão, as consequências ou o impacto de um eventual dano ambiental", salientando que será contra se o Instituto Ambiental do Paraná e outros órgãos de defesa emitirem um laudo contrário à pretensa obra.

Guilherme salienta também que uma usina pode trazer progresso e desenvolvimento econômico, como ocorre em Foz do Iguaçu, guardadas as devidas proporções  e ampliar o fluxo de turistas, "mas a população do Norte Pioneiro pode ficar tranquila que, pelo menos em nosso mandato, não vamos permitir que se destrua um patrimônio natural que é de todos nós". (Redação NP Diário / Fotos: Portal Bonde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário