quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Cinco viaturas da PM encalham durante perseguição em Ponta Grossa

Uma situação inusitada e ao mesmo tempo lamentável. Cinco viaturas da Polícia Militar encalharam na Rua Oscar Clock, Vila Clock, atrás da 13ª Subdivisão Policial (SDP), em Ponta Grossa. O fato aconteceu na noite de segunda-feira (16), durante uma perseguição a assaltantes. Os bandidos conseguiram fugir.

Esta não foi a primeira vez que as viaturas da PM tiveram problemas nas ruas de Ponta Grossa. No fim do ano passado, um carro caiu numa valeta, na vila Margarida, e sofreu avarias. Na situação de anteontem, a maioria dos veículos era Renault Duster, que são carros grandes, mas sem tração nas quatro rodas. Os veículos foram retirados com a ajuda do guincho da PM e de uma caminhonete de um morador da rua.

O morador Airan Pires Leal conta que a via está há dois anos sem receber manutenção. “Já chamei a imprensa, já conversei com gente da Prefeitura e a recuperação fica só na promessa. Em dia de chuva não tem como subir, nos dias dia de sol, as pedras de soltam”, conta.

A tenente Natália Marangoni, relações-públicas do 1º Batalhão da PM (BPM), explica que as viaturas não são preparadas para enfrentar algumas ruas de Ponta Grossa. “Isso acaba gerando um esforço desnecessário e até prejuízo”, diz. “E a cidade tem uma característica de não ser plana, então, tem muitas ruas com altos e baixos e sem asfalto. Se tivesse pavimentação, já ajudaria”, completa a policial. Ainda segundo ela, o problema se repete em outras cidades abrangidas pelo 1º BPM.

Não é só a segurança que fica comprometida por conta do estado das ruas, o socorro também. O Corpo de Bombeiros sofre com o estado de algumas vias, como explica o relações-públicas do 2º Grupamento, tenente Matheus Cândido. “Em alguns lugares, o acesso é difícil, o carro tem de parar longe e os bombeiros irem a pé socorrer as vítimas”, diz.

Segundo ele, apesar da situação de algumas vias, o atendimento do Siate nunca foi prejudicado. “Mas já teve caso do caminhão de combate a incêndio ficar atolado ou não conseguir sair de uma rua”, relata. Um caso recente, de acordo com Cândido, ocorreu no bairro Ronda.

Para piorar, há ruas estreitas, como no 31 de Março, e veículos que estacionam em local proibido.

Em nota, o secretário de Obras e Serviços Públicos de Ponta Grossa, Alessandro Lozza de Moraes, disse que “a rua Oscar Clock frequentemente recebe patrolamento, porém, a declividade acentuada do local prejudica a permanência do trabalho já realizado. A Secretaria vai continuar atendendo a mesma rua, porém, a secretaria deve obedecer ao cronograma de serviços”. ( Redação: Diário dos Campos / Foto: Fábio Matavelli)

Nenhum comentário:

Postar um comentário