quinta-feira, 25 de junho de 2015

Richa lança programas que ajudam a economizar energia

O governador  Beto Richa e o presidente da  Copel, Luiz Fernando Vianna, lançaram nesta quarta-feira (24), os Programas Luz nas Escolas, Fatura Solidária e Lar Eficiente que também irá contribuir para a redução da despesa com  energia. Participaram da solenidade: presidente das lojas Colombo, Adelino Colombo, superintendente das lojas Colombo, Rodrigo Pizer, diretor de Patrimônio das APAES do Paraná, Paulo Roberto Constantino entre outras autoridades.Curitiba, 24-05-15.Foto: Arnaldo Alves / ANPr.Os clientes da Companhia Paranaense de Energia (Copel) poderão, a partir de 1º de julho, substituir a geladeira ou freezer antigo por um novo, mais eficiente, com desconto de 45% no preço do novo eletrodoméstico. O programa Lar Eficiente, que vai ajudar a população a economizar com energia, foi lançado nesta quarta-feira (24) pelo governador Beto Richa e o presidente da Copel, Luiz Fernando Vianna.

O governador lançou, ainda, os projetos Luz na Escola, que também irá contribuir para a redução da despesa com energia, e o Fatura Solidária, que destinará recursos para entidades sociais em troca da adesão, pelo consumidor, à fatura por e-mail.

“Além de todos os investimentos na área energética que fazem com que a Copel seja reconhecida internacionalmente pela boa qualidade dos serviços prestados à população, a companhia tem investido no lado social”, afirmou Richa. “Além de ampliar a faixa de isenção para consumidores de baixa renda, de 100 kWh para 120 kWh, a empresa desenvolve projetos como estes, que beneficiam a população e contribuem com a preservação do meio ambiente”, disse. “A Copel é uma empresa de todos os paranaenses e tem sido fortalecida em nossa gestão. É uma empresa sólida que tem hoje uma gestão competente”, destacou o governador.

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA – O Lar Eficiente integra o Programa de Eficiência Energética (PEE), aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), para incentivar medidas que promovam a eficiência e o combate ao desperdício de energia elétrica.

O presidente da Copel, Luiz Fernando Vianna, explicou que os programas contribuem com a diminuição da conta de luz num momento de crise energética nacional. “A troca de geladeiras e de lâmpadas por equipamentos mais eficientes permitem uma economia de energia nas residências, beneficiando os consumidores e também exigindo menos do sistema energético”, ressaltou. “A Copel já realiza este programa há alguns anos, mas com foco em famílias de baixa renda. Agora, qualquer consumidor pode se beneficiar”, disse.

“Já com a opção do consumidor de receber sua fatura pelo meio digital, ao invés de impressa, nós vamos gastar menos papel e agredir menos o meio ambiente. E a cada adesão que tivermos vamos fazer uma doação para o sistema de Apaes", explicou Vianna.

BOLSO DO CONSUMIDOR – A venda dos eletrodomésticos com 45% de desconto começa no dia 1º de julho e será feita em todo o Paraná, pelas Lojas Colombo, vencedora da licitação da companhia. O projeto é destinado aos consumidores residenciais, tanto da área urbana como da rural. A medida não abrange, porém, os seis municípios que não são atendidos pela Copel Distribuição (Campo Largo, Guarapuava, Coronel Vivida, Jacarezinho, Ribeirão Claro e Rio Negro). Serão 12 mil eletrodomésticos, entre refrigeradores e freezers, e 18 mil kits de iluminação, formado por quatro lâmpadas fluorescentes compactas de 15w e uma lâmpada led de 9,5w.

REQUISITOS – Para participar, o cidadão precisa estar com a conta de luz em dia, possuir um refrigerador ou freezer com pelo menos cinco anos de uso que esteja funcionando – e que será substituído, entregar um conjunto de cinco lâmpadas incandescentes (menos eficientes) e pagar o valor simbólico de R$ 1. Assim, o consumidor pode comprar um refrigerador ou freezer com 45% de desconto e receber ainda o kit de lâmpadas novas.

Basta ir a uma das Lojas Colombo, onde é realizado todo o processo. Para tirar dúvidas, pode ser feito o contato pelo número de televendas da empresa: 0800 642 4242. O cliente não precisa contatar ou ir à Copel para fazer a troca.

UM POR IMÓVEL – Cada consumidor tem direito à substituição de um eletrodoméstico por imóvel. A escolha do novo refrigerador ou freezer segue regras para garantir que o eletrodoméstico adquirido seja equivalente ao antigo. Dessa forma, por exemplo, não é possível substituir um refrigerador antigo de uma porta por um novo de duas portas, ou um freezer por um refrigerador. A tabela com os equipamentos equivalentes e os valores com descontos estará disponível nas lojas.

De acordo com o presidente das Lojas Colombo, Adelino Colombo, a previsão é de que as 12 mil unidades disponibilizadas sejam substituídas em cerca de quatro meses. “Imaginamos que a adesão será feita rapidamente. Como as geladeiras novas têm um consumo de energia muito menor do que as antigas, por isso a substituição é importante para diminuir o consumo de energia”, disse.

ENTREGA E DESCARTE – A entrega será feita pelas Lojas Colombo. O aparelho e as lâmpadas antigas serão coletados no momento da entrega e devem ser os mesmos informados no momento da compra. Todos os refrigeradores e freezers recolhidos serão destinados a um processo de reciclagem, contribuindo para a preservação do meio ambiente. O consumidor que participar deve, impreterivelmente, entregar seu refrigerador antigo e o kit de lâmpadas incandescentes, para receber o novo, com o desconto.

Moradores de Campo Largo, Guarapuava, Coronel Vivida, Jacarezinho, Ribeirão Claro e Rio Negro, não atendidos pela Copel, não participam do projeto.

BOX I

Adesão à fatura por e-mail vai ajudar entidades sociais

O consumidor paranaense pode trocar a conta de luz impressa por sustentabilidade e, ainda, ajudar uma instituição social. O projeto Fatura Solidária, lançado pelo governador Beto Richa, nesta quarta-feira (24), vai destinar recursos às Apaes sociais em troca da adesão à fatura por e-mail. O projeto passa a valer a partir de 1º de julho.

A Copel tem 4,3 milhões de unidades consumidoras. Diariamente, milhares de faturas são impressas e entregues aos consumidores. Esse processo consome recursos naturais, como água e árvores, e gera resíduos que causam impacto na natureza. Para minimizar esse impacto, a Copel já disponibiliza ao cliente a opção da fatura por e-mail. ADESÃO – Para participar do Fatura Solidária, o cidadão acessa a agência virtual da Copel e faz o cadastro para aderir à fatura por e-mail. Ao deixar de receber a conta de luz impressa, ele pode escolher uma Apae que receberá R$ 1,00 da Copel para cada adesão feita à fatura por e-mail.

O programa permite ao consumidor escolher a entidade beneficiada, que pode ser uma que ele conheça ou da região em que ele more.

Moradores de Campo Largo, Guarapuava, Coronel Vivida, Jacarezinho, Ribeirão Claro e Rio Negro, não atendidos pela Copel, não participam do projeto.

BOX II

Copel vai trocar a iluminação de 393 escolas estaduais

A Copel vai substituir a iluminação de 393 escolas estaduais, que terão suas lâmpadas antigas e ineficientes trocadas por lâmpadas fluorescentes tubulares ou compactas, contribuindo para reduzir a despesa com energia. É a etapa 2015 do projeto Luz na Escola, que já trocou lâmpadas de 607 escolas.

O lançamento da nova etapa do projeto foi feito pelo governador Beto Richa, nesta quarta-feira (24). Também foram lançados outros dois projetos da Copel: Lar Eficiente, que dá 45% de desconto na compra de geladeiras ou frezeers mais eficientes, e o Fatura Solidária, que destina recursos para entidades sociais em troca da adesão, pelo consumidor, à fatura por e-mail.

EFICIÊNCIA – O Luz na Escola é um projeto de eficientização energética aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A fase de levantamento das lâmpadas a serem substituídas começou em maio. As substituições terão início em julho.

Todas as escolas beneficiadas são indicadas pela Secretaria de Estado da Educação, que estabelece o critério de seleção, em conjunto com os núcleos regionais de educação.

SEM CUSTO - A substituição de equipamentos é realizada pela empresa Estação Engenharia, sem custo para as escolas. Todos os equipamentos retirados devem ser descartados pela empresa contratada conforme normas ambientais. Algumas escolas também terão seu acervo de iluminação quantificado e o consumo medido pela empresa Estação Engenharia para amostragem e verificação do ganho total de eficientização obtido.

PRESENÇAS – Participaram da solenidade o secretário-chefe da Casa Civil, Eduardo Sciarra; a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa; o diretor-executivo da Federação das Apaes do Estado do Paraná, Paulo Roberto Constantino, os deputados estaduais Élio Rusch e Mara Lima, além de diretores da Copel.

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em: www.pr.gov.br e www.facebook.com/governopr

Nenhum comentário:

Postar um comentário