terça-feira, 29 de setembro de 2015

Londrina terá sinaleiro inteligente que percebe a presença de veículos

Divulgação/CMTUEm testes desde a última semana, o primeiro "sinaleiro inteligente" do trânsito de Londrina deve entrar em funcionamento a partir desta quarta-feira (30). Instalado pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), o semáforo fica no cruzamento entre as ruas Humaitá e Anna Morena de Mello Menezes, nas proximidades do lago Igapó 2.

Este é o primeiro equipamento com o novo dispositivo em teste na cidade: um sensor de presença que detecta a proximidade de veículos. O objetivo é desafogar o trânsito em vias de grande movimentação onde há cruzamentos com baixa circulação.
No local escolhido para teste do modelo, atualmente, mesmo que não haja carros aguardando passagem na rua Anna Morena, o sinaleiro da Humaitá fecha e paralisa o fluxo da via. Então, o semáforo na outra rua permanece "aberto para ninguém".

Agora, com a instalação do semáforo inteligente, o trânsito na rua Humaitá ficará o tempo todo liberado e só será interrompido quando algum condutor se aproximar do cruzamento para realizar a conversão. "A proposta é evitar um abre e fecha do sinal pra nada. Mas o ponto principal é regular o trânsito, para deixá-lo mais dinâmico e com fluidez em cruzamentos ociosos, os quais geram congestionamentos. Se o equipamento for aprovado durante a fase de testes, outros 7 pontos devem receber o dispositivo até o final do ano", explica Hemerson Pacheco, diretor de trânsito da CMTU.

Nenhum comentário:

Postar um comentário