terça-feira, 27 de outubro de 2015

Depois de morte registrada, Secretaria Municipal de Saúde alerta para a necessidade da vacinação contra o Tétano em C. Procópio

O tétano é uma doença perigosa e que na maioria dos casos pode causar a morte. Recentemente um procopense foi vítima dessa doença, que é totalmente controlável e de fácil prevenção.

A Secretaria Municipal de Saúde fez um alerta sobre os perigos do tétano, através de uma entrevista coletiva com o especialista Dr. Claudio Hirai (foto), infectologista.

O Dr. Claudio deixou bem claro que o tétano é uma doença de fácil prevenção, bastando apenas obedecer à vacinação, que é feita em três doses e após isso, um renovo a cada dez anos.

O que geralmente acontece é que essas três doses são ministradas e as pessoas esquecem de fazer as demais doses, ficando então sujeitas à infecção, que ao contrário do que muitos pensam, pode ocorrer de diversas formas, não apenas quando acontece um acidente envolvendo metais enferrujados.

O tétano pode estar nas fezes de animais, por exemplo, e tudo o que ele precisa é de um pequeno ferimento para desenvolver-se. Pode ser uma rachadura no pé, um raspão, uma ferida de acidente no trânsito, enfim, todo cuidado com feridas é extremamente necessário.

Todas as unidades básicas de saúde possuem a vacina. Basta apenas comparecer em uma delas e solicitar a vacina, ficando assim prevenido.

Segundo Hirai, um dos primeiros sintomas da doença é o travamento dos dentes, seguido de enrijecimento dos músculos e após isso, convulsões. Se não for devidamente tratado logo no início, o tétano pode ser fatal. Por isso a importância de ressaltar a necessidade da vacinação, não apenas nas três doses, mas a cada dez anos voltar a tomar a vacina. (Redação Setor de Comunicação da Prefeitura de Cornélio Procópio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário