quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Governo do Paraná confirma envio do IPVA após boatos de fraude

ReproduçãoO Governo do Paraná desmentiu, nesta quarta-feira (30), os boatos que vêm ganhando força nas redes sociais, sobretudo em grupos de Whatsapp, sobre suposta fraude nos carnês do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) do ano que vem.

De acordo com a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), os boletos que estão chegando aos paranaenses são verdadeiros e não tiveram qualquer erro de impressão, apesar de a data de expedição ser 6 de janeiro de 2016 e a data do documento ser 1º de janeiro. O governo decidiu antecipar o envio pelos Correios para facilitar o pagamento à vista com desconto de 3% ou da primeira das três parcelas. Nos dois casos, o vencimento vai de 21 a 27 de janeiro, de acordo com o número da placa.

"Geralmente, este documento chegava às residências na primeira semana de janeiro. O que o Estado fez esse ano foi antecipar em uma semana essa entrega para que nenhum contribuinte seja surpreendido, principalmente neste período de férias, e acabe encontrando em sua residência uma documentação já vencida", explica a inspetora geral de arrecadação da Sefa, Suzane Gambetta Dobjenski.

No Whatsapp, diversos usuários têm compartilhado áudios e textos que defendem a teoria da fraude baseados na data de expedição.

No Paraná, 4 milhões e 380 mil veículos são tributados. Os contribuintes podem fazer o pagamento à vista, de 21 a 27 de janeiro, ou em três vezes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário