terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Londrina: não houve erro de projeto ou execução em ponte destruída pela chuva, aponta perícia

Celso Pacheco/Grupo FolhaA Secretaria de Obras de Londrina recebeu, na última sexta-feira (19), laudo técnico preliminar referente à ponte localizada na rodovia Mabio Gonçalves Palhano, sobre o Ribeirão Cafezal, na zona sul da cidade. Danificada pelas fortes chuvas ocorridas no dia 11 de janeiro, a estrutura foi avaliada por um engenheiro perito para verificar se os estragos foram provocados exclusivamente pelo fenômeno climático ou por falha de projeto ou execução da obra.

De acordo com o documento, não foram encontrados problemas no projeto estrutural, uma vez que a estrutura foi construída para condições de carga previstas em normas técnicas.

Ainda segundo o laudo preliminar, uma investigação mais cuidadosa deve ser iniciada na ponte com a remoção dos escombros. Existem pontos que são inacessíveis no momento, como as fundações, que precisam ser investigados e analisados para se avaliar como foram executados. A retirada dos escombros será iniciada ainda nesta semana e deve demorar aproximadamente 40 dias, informa o secretário de Obras, Walmir Matos. 

No laudo técnico parcial, o perito responsável enfatiza que o relatório apresenta conclusões preliminares, eliminando, no momento, falhas de concepção e de dimensionamento da estrutura como possível causa do colapso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário