sexta-feira, 22 de abril de 2016

Londrina confirma mais um caso de H1N1; já são cinco na cidade

DivulgaçãoLondrina confirmou mais um caso de H1N1. Desta vez, a gripe acometeu uma idosa de 61 anos. Com sintomas, ela buscou atendimento no pronto-socorro do Hospital Universitário (HU) e precisou ser internada, mas já recebeu alta na semana passada. Segundo a gerente da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Rosângela Libanori, a senhora passa bem.

Com este, a cidade soma cinco casos de Influenza A somente neste ano, sendo duas crianças - de 3 e 9 anos - e dois adultos. As primeiras procuraram o Pronto Atendimento Infantil (PAI) e os demais consultórios particulares. "Temos, até agora, 100 notificações, dentre as quais, 73 são de pessoas que residem em Londrina. As outras podem morar em cidades da região, mas acabaram buscando socorro em unidades de saúde do nosso município", explicou a gerente. Todos já estão em casa, com quadro de saúde estável.
Rosângela ainda ressaltou que há um grande número de pacientes internados com síndrome respiratória aguda, as quais, inclusive, fazem uso de ventilação mecânica. "Entretanto, não sabemos ainda se estão com o vírus H1N1 ou se têm doenças associadas. Mesmo sem o resultado do exame, a equipe médica é orientada a começar o tratamento com o medicamento indicado [Tamiflu]", completa. 

Sintomas e profilaxia 

Fique atento aos sintomas: febre, mal estar, falta de apetite, diarreia, vômitos, náusea, fadiga e dor de cabeça. Para evitar a contaminação, é preciso lavar as mãos frequentemente e não passá-las no rosto, olhos, nariz e boca. As gestantes devem usar máscaras e tomar bastante líquido. Em todo caso, procure sempre um médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário