quarta-feira, 20 de abril de 2016

Museu de História Natural: Abandono e vandalismo em C. Procópio

Recentemente foi anunciado na Folha de Londrina que o Museu de História Natural "Mozart Oliveira Valim" (MHN), do Instituto Harpia de Cornélio Procópio estaria prestes a fechar suas portas.

Segundo o diretor do museu, João Galdino, a prefeitura não iria renovar o convênio que permite seu funcionamento. Este consiste para pagamento de estagiários, materiais de limpeza e a conservação das instalações. O valor anual, levantado chegaria a quase R$80 mil para estes gastos e a prefeitura não teria como continuar arcando com as despesas.

Embora o Diretor afirmar que o contrato será renovado por mais um ano, há algum tempo o local sofre com a falta de manutenção adequada, principalmente o vandalismo e falta de concientização da população da importância do local.

Numa rápida visita é possível constatar a situação em que está o prédio onde está abrigado o Museu: sem proteção, sem cadeados, portões amarrados com arame, pichações, lixo, fezes, vidros e muros quebrados, além de outras situações de vandalismo.

Considerado o mais completo museu da categoria na América Latina, o MHN está instalado na antiga Estação Ferroviária da cidade e em mais de 12 anos de existência, já foi visitado por milhares de pessoas de todo o País, inclusive foi destaque na mídia nacional através do aventureiro Richard Rasmussen, em seu extinto programa no SBT, que agora trabalha na BAND.

São mais de 300 espécies taxidermizadas (técnica de preservação da forma da pele, morfologia e tamanho dos animais - antigamente conhecida como empalhamento), em 5 cenários que reproduzem Pantanal, Cerrado, Mata Atlântica e Amazônia, que compõem os habitats naturais do Brasil e um outro para ilustração de animais exóticos ( com animais que são de outros países).

O Instituto Harpia tem mais de 5 mil espécies taxidermizadas em um acervo na Universidade Estadual Norte do Paraná, a qual o Instituo é ligado. (Redação Rádio Cornélio/ Fotos: Paulo Bueno)

Nenhum comentário:

Postar um comentário