quinta-feira, 30 de junho de 2016

Obras de sinalização viária são autorizadas para 40 municípios do Paraná

Mais 40 municípios paranaenses terão obras de sinalização viária para regulamentar a circulação de veículos e pedestres e aumentar a segurança da população. Nesta quarta-feira (29), o governador Beto Richa recebeu prefeitos no Palácio Iguaçu e autorizou as obras, executadas pelo Detran-PR. Serão investidos R$ 6,8 milhões.

"Os investimentos em sinalização contribuem para com a segurança no trânsito, o planejamento e a melhoria da mobilidade nas cidades paranaenses", disse o governador.

Richa afirmou que as ações nesta área são mais uma demonstração do compromisso do Estado com o municipalismo. "É mais uma área que o nosso governo investe para garantir o crescimento ordenado das cidades".

É a quinta fase do programa, que ao todo beneficia 318 municípios paranaenses, com investimentos de R$ 46 milhões em placas, faixas de pedestres e dispositivos de sinalização viária. O programa já atende 88% das cidades que ainda não têm o trânsito municipalizado, ou seja, que não estão integradas ao Sistema Nacional de Trânsito e não fazem o controle de tráfego, parada e estacionamento.

Implantação

Desde 2012, quando o programa foi lançado, 232 cidades tiveram as obras concluídas e 46 estão em andamento. A previsão é que, para as 40 cidades incluídas na nova fase, os projetos tenham início até o final deste ano e as obras comecem em 2017.

"Equipes das prefeituras acompanham desde o planejamento até a implantação. Junto com os técnicos do Detran, elas constroem estruturas de sinalização que permitam organizar o fluxo de pedestres, ciclistas e veículos", explicou o diretor-geral da autarquia, Marcos Traad. "Esta participação é importante no decorrer de todo o projeto, de forma dinâmica, com atualizações, adequações e complementações constantes, que acompanhem as alterações urbanas", disse ele.

Segundo Traad, o Detran fornece todo o suporte técnico, além de consultoria em engenharia de Trânsito aos municípios. "Faremos uma capacitação de 30 horas/aulas por vídeo conferência, pela nossa Escola Pública de Trânsito. A ideia é que o Departamento esteja cada vez mais próximo do cidadão e que ajude os municípios nos problemas que impactam diretamente no cotidiano dos moradores", completou Traad.

Nenhum comentário:

Postar um comentário