terça-feira, 26 de julho de 2016

Perícia pede reforços de muros de contenção para liberar viadutos da PR-445

Celso Pacheco/Grupo FolhaO perito Eduardo Dell'Avanzi, da empresa Egel Engenharia, apresentou na tarde desta segunda-feira (25) os resultados dos relatórios técnicos que avaliaram quatro intersecções construídas na duplicação da PR-445, em Londrina.

De acordo com o perito, as obras são consideradas estáveis, mas é preciso reforçar os muros de contenção nos cruzamentos com as avenidas Dez de Dezembro e Wademar Spranger, ambos na zona sul de Londrina. "Você cumprindo os preceitos de norma, indiretamente você está evitando os riscos de acidentes e mantendo a segurança da estrutura a longo prazo. A solução é simples para aumentar as magnitudes aos preceitos de norma. Mas não é rápido, ou seja, uma coisa é tempo outra coisa é a simplicidade ou complexidade de execução, são duas coisas diferentes", explicou Dell'Avanzi.

Segundo ele, nos dois locais a origem do problema é a mesma, embora o comportamento dos solos seja diferente, por isso, há a necessidade de perfurar o muro e colocar estacas para reforçar a sustentação.

O projeto será realizado pela Egel Engenharia e será avaliado pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Mas ainda não há previsão para o início das obras e liberação dos trechos. "As estruturas estão estáveis, mas por fatores de segurança, a chance de dar errado é maior", afirma.

Os outros dois pontos analisados, na avenida Guilherme de Almeida e Aniceto Espiga, não estão irregulares e aguardam apenas parecer do Ministério Público para que sejam liberados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário