sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Depressão pós-desemprego pode ser tratada por psicólogos via "consultório online"

DivulgaçãoA crise econômica deixou 11,4 milhões de brasileiros sem trabalho no País. Essa situação dificulta o tratamento de problemas mentais, considerando que 10% dos desempregados sofrem de depressão. 

Como agravante, dois milhões de pessoas deixaram seus planos de saúde particulares desde 2014. O Zenklub, plataforma online de orientação psicológica, oferece uma opção para quem necessita de atendimento de um psicólogo de maneira prática, com valor reduzido, sem enfrentar o estigma de ir a um consultório e ainda com a primeira consulta grátis. 

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), um em cada dez brasileiros com 18 anos ou mais que estavam fora do mercado de trabalho sofriam de algum tipo de depressão. 

"A pressão de ter que readaptar o estilo de vida da família para um padrão financeiro inferior é muito grande, o que isso significa para si e para sua capacidade de provedor mexe com autoestima, medo de reajustes de sonhos e planejamentos. 

Esse estigma de não conseguir sustentar a família ou seu padrão de vida atual pode desencadear problemas mais sérios" afirma a psicóloga do Zenklub especialista em desmotivação profissional Mariana Massari. 

"Vimos recentemente na imprensa ocasiões de pessoas que cometem assassinatos e tiram a própria vida por conta dessa situação, o que é algo extremamente preocupante. Somos seres adaptáveis, mas estamos vendo casos cada vez mais frequentes de desesperos e atitudes extremas" complementa Massari. Dados da Organização Mundial da Saúde apontam que - entre 
2000 e 2011 - 20% dos casos de suicídio tiveram como razão o desemprego, totalizando 45 mil casos no mundo. 
Problemas ligados a carreira são relatados com frequência em consultas psicológicas realizadas pela internet. "A percepção geral dos nossos profissionais é que, entre as queixas dos pacientes, reclamações no âmbito da carreira são comuns e têm aparecido com mais intensidade nos últimos tempos" explica Rui Brandão, CEO do Zenklub. 

Com a saída de dois milhões de pessoas dos planos de saúde particulares desde 2014 – aproximadamente 780 mil nos primeiros cinco meses desse ano de acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) - e da precariedade do serviço público, a tendência do mercado é que serviços inovadores de saúde ganhem espaço. 


O principal objetivo do empresário ao criar a empresa foi romper estigmas e barreiras no que diz respeito a serviços de saúde mental. Para tal, foi elaborado um modelo de negócios que permite fixar preços convidativos às sessões: custa a partir de R$ 80, sendo a primeira gratuita. Segundo tabela do Conselho Regional de Psicologia (SP), cobra-se em média R$ 157 por um diagnóstico em São Paulo. O atendimento é feito pela plataforma de maneira virtual. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário