segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Dia D de vacinação movimentou UBSs em Londrina

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Londrina tiveram uma manhã movimentada neste sábado (24) por conta do "Dia D" de vacinação, como parte da Campanha Nacional de Multivacinação 2016, que prossegue até o dia 30 deste mês.

Todas as 54 unidades seguiram abertas até às 17 horas para que crianças de zero a 5 anos e de 9 a 15 anos tivessem a carteirinha colocada em dia, bem como a realização de iniciativas preventivas para mulheres, com exame ginecológico preventivo de câncer de colo de útero.

Com relação à vacinação de dengue, este foi o último final de semana, visto que a campanha, voltada para pessoas com idade entre 15 e 27 anos, termina no próximo dia 2 de setembro. Os pais ou responsáveis deverão levar a carteira de vacinação da criança ou, em caso de perda, é necessário levar um documento de identificação do menor.

Segundo secretário de saúde do município, Gilberto Martin, o Dia D é realizado para tentar diminuir os atrasos das vacinas recomendadas para cada faixa etária. "Aproveitamos esse chamamento para sensibilizar os pais a atualizarem a carteirinha dos filhos com as vacinas que estão faltando. Em um mesmo dia, as crianças podem receber várias doses. Já antecipando as ações do 'Outubro Rosa', as mulheres com idade entre 24 e 59 anos também podem realizar o preventivo ginecológico e agendar um horário para exames de mamografia e ultrassonografia, quando necessário."

Estão sendo disponibilizadas, portanto, vacinas para hepatite A, VIP, meningocócica C, rotavírus, HPV, pneumo 10, febre amarela, varicela, pentavalente, tetraviral, dupla adulto, DTP, tríplice viral e VOP (poliomielite) para a faixa etária de zero a 5 anos e de 9 a 15 anos.

Se chamamentos como esse costumam ter resultado, o mesmo não aconteceu com a vacinação contra dengue. Conforme o secretário, até o momento foram realizadas apenas 28,3 mil vacinas em Londrina, muito abaixo da meta 96 mil.

"Há uma certa resistência na primeira campanha e isso se mostra na baixa adesão. Realizamos uma série de estratégias e formas de comunicação direcionadas para alcançar esse público jovem que é mais 'arredio' no chamamento. Teremos de avaliar outras maneiras nas próximas vezes", disse, completando que, a princípio, as vacinas não utilizadas serão recolhidas pelo Ministério da Saúde (MS) e não há previsão de que seja estendido a outras faixas etárias. Quem tomou a primeira dose ainda vai receber mais outras duas para a completa imunização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário