quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Quase 10% dos candidatos a prefeito da região de Londrina estão com registro indeferido

ReproduçãoDos 62 candidatos que concorrem à prefeitura dos 25 municípios que compõem a Região Metropolitana de Londrina, seis estão com seu registro indeferido junto à Justiça Eleitoral. Destes, todos já apresentaram recurso às instâncias superiores e poderão concorrer normalmente no próximo domingo (2), mas, caso vençam e o indeferimento seja mantido após todo o trâmite judicial, eles não poderão ser empossados. Desta forma, o presidente da câmara municipal assume interinamente até que seja convocada uma nova eleição. Marcos Vergílio Bergamini (PR), de Uraí, é o único candidato a renunciar à disputa.

A situação mais grave é a de Sertanópolis, onde os dois nomes lançados - Carlos Luis Oporto Castro (PMDB) e Tide Balzanelo (PDT) - estão com suas candidaturas indeferidas pela 1ª instância da Justiça Eleitoral. Ambos já apresentaram recurso e só vão saber se terão condições de assumir após a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Atual prefeito, Balzanelo teve sua candidatura cassada após o juiz eleitoral Gabriel Gonzalez Vieira considerar que o político não passou no teste de alfabetização aplicado de acordo com a legislação eleitoral. A avaliação "demonstrou que o candidato não possui capacidade de compreender o que lhe é perguntado, responder de acordo com este entendimento e de usar a leitura e escrita, não podendo, portanto, ser considerado alfabetizado", escreveu o magistrado em sua sentença.

No caso de Oporto, ele não se desvinculou de sua função pública de médico dentro do prazo estipulado pela legislação.

Em Londrina, a candidata Flávia Romagnoli (Rede) teve sua candidatura indeferida após o juiz Matheus Orlandi Mendes acatar os argumentos de impugnação feitos pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) e pelo diretório estadual de seu próprio partido, que defendia a coligação da sigla com outro candidato.

Em todos os seis casos registrados na região de Londrina, os candidatos estão fazendo suas campanhas normalmente e terão seus números nas urnas.

Dos 1.096 candidatos ao cargo de prefeito nas 399 cidades do Paraná, 53 tiveram as candidaturas indeferidas e nove renunciaram à disputa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário