terça-feira, 25 de outubro de 2016

Justiça concede mais seis mandados de reintegração de posse de colégios estaduais de Londrina

O governo do Paraná obteve na Justiça, nesta segunda-feira (24), mais seis mandados de reintegração de posse de escolas estaduais ocupadas por estudantes de Londrina. Segundo a chefe do Núcleo Regional de Educação de Londrina, Lucia Cortez, as unidades que serão reintegradas são: Colégio Estadual Hugo Simas, Colégio Estadual Professora Ubedulha de Oliveira, Instituto Educação Estadual de Londrina (IEEL), Colégio Estadual Vicente Rijo, Colégio Estadual Professora Maria José Aguilera e Colégio Estadual Marcelino Champagnat. "Estamos aguardando o oficial de justiça, mas provavelmente as escolas serão reintegradas amanhã pela manhã. A liminar é imediata", explica Cortez.

A chefe do NRE afirma que por serem escolas grandes, com muitos alunos matriculados, tanto nos ensinos fundamental e médio, como em cursos profissionalizantes, podem prejudicar a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), além de outros motivos. "A partir do momento que nós recebemos das escolas, nós passamos a situação à Procuradoria. É uma angústia muito grande de vários pais e alunos. O descontentamento é geral", diz.

Conforme números divulgados por Lucia Cortez, até o momento, são 27 escolas estaduais ocupadas em Londrina, a partir de amanhã quando estas forem reintegradas, serão 21 colégios. "Não há previsões, mas não deve demorar muito até que outras escolas sejam desocupadas", ressalta.

Em Londrina, 38% das escolas estaduais estão ocupadas. De acordo com números divulgados pelo Ocupa Paraná, na última quinta-feira (20), a cidade está com 30 escolas ocupadas, no entanto, o Colégio Estadual Vani Ruiz, que ainda aparece na lista, foi desocupado voluntariamente pelos estudantes após a reintegração de posse do Colégio Estadual Albino Feijó Sanches, no último dia 14, e o Colégio Estadual Paiquerê não está ocupado, conforme a diretora geral Selma Sanchez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário