quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Londrina: MPE apura suposta compra de votos do vereador eleito Filipe Barros

Reprodução/FacebookO Ministério Público Eleitoral (MPE), em Londrina, instaurou investigação contra o vereador eleito para a legislatura 2017-2020, Filipe Barros (PRB), por suposta compra de votos durante as eleições municipais. A denúncia anônima foi enviada à Justiça Eleitoral por meio do aplicativo "Pardal" – canal para encaminhamento de fotos e vídeos, usado este ano pela primeira vez em todo o País pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – e se refere a um evento realizado nos dias 25 e 26 de setembro, na Avenida Harry Prochet, zona sul, "no estilo showmício", diz o denunciante.

A possível "captação ilícita de sufrágio" teria ocorrido no evento conhecido com "Quarta-reaça", com a presença do candidato, onde havia, inclusive, Food Trucks "com o suposto oferecimento e entrega de alimentos aos eleitores, em frente ao QG do então candidato, com o intuito de obter-lhes voto", escreveu a promotora eleitoral designada para o caso, Sonia Regina de Melo Rosa, na abertura do procedimento.

Por se tratar de apuração de crime eleitoral, que pode resultar na cassação do registro de candidatura ou do diploma, a investigação corre na 41ª zona eleitoral de Londrina, entretanto, o promotor titular, Marcelo Briso, declarou a própria suspeição para atuar.

De acordo com a Lei das Eleições (lei 9.504/1997) a compra de voto se caracteriza se o candidato "doar, oferecer, prometer, ou entregar, ao eleitor, bem ou vantagem pessoal de qualquer natureza", mesmo quando não há pedido explícito de votos. Barros teve 4,2 mil votos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário