quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Trabalhadores paralisam coleta de lixo em Londrina por melhores condições de trabalho

Uma paralisação por melhores condições de trabalhos foi deflagrada na noite da última quarta-feira (26) pelos coletores de lixo doméstico em Londrina. Os trabalhadores se queixam das condições de trabalho e prometem só retornar às atividades quando os problemas forem efetivamente resolvidos.

Segundo a presidente do Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação de Londrina (Siemaco), Isabel Aparecida de Souza, a paralisação é resultado das inúmeras irregularidades constatadas, principalmente a manutenção dos caminhões que não está em dia, comprometendo a segurança dos trabalhadores.

"Não existe a menor condição dos trabalhadores permanecerem com as atividades diante da realidade atual; falta segurança, os caminhões apresentam problemas técnicos sérios, como falta de freio, retrovisor, estribo. Os trabalhadores resolveram paralisar o serviço para chamar a atenção do poder público para o problema que precisa ser revisto pela empresa".

A coleta de lixo comum em Londrina é administrada pela empresa Paviservice, que tem cerca de 100 funcionários, 50 trabalhando por turno. A empresa coleta 10.500 toneladas de lixo por mês em toda a cidade.

Nesta manhã, uma assembleia foi convocada para definir se parte da equipe retomará com o serviço, conforme previsto em lei, ou se todos os trabalhadores permanecem com as atividades suspensas. No período da tarde, ofícios deverão ser encaminhados à Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e ao Ministério do Trabalho, para que alternativas para resolução do problema sejam discutidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário