sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

NOVA REFORMA Temer diz que fará também a simplificação do sistema tributário

O presidente Michel Temer voltou a reforçar que seu governo será de reformas. Disse que prevê "relativa facilidade" na aprovação da "modernização trabalhista" e que, na sequência, o governo investirá também na simplificação do sistema tributário. "Reforma ou modernização da legislação trabalhista foi ajustada em diálogo entre empregadores e empregados", garantiu. "Vamos fazer também a simplificação do sistema tributário."

Temer repetiu que já há, na Constituição Federal, espaço para que acordos e convenções coletivas possam vir a prevalecer sobre o legislado. "Sem embargo de termos mandado projeto, já tem prévio fundamento constitucional o reconhecimento dos acordos coletivos", afirmou o presidente. O peemedebista destacou que essa a mudança na legislação trabalhista será a sua terceira reforma, considerando a PEC do Teto dos Gastos Públicos e a reforma da Previdência.

O peemedebista também fez uma defesa da necessidade da reforma da Previdência. Ele argumentou que o déficit "é um desastre" e que "os Estados hoje passam uma dificuldade extraordinária por conta da previdência". Ele afirmou que se a emenda constitucional sobre a Previdência não for aprovada o País "vai à falência".


Ao falar sobre as reformas, Temer fez questão de fazer acenos ao Congresso Nacional. Ele afirmou que o Senado e a Câmara dos Deputados são o "palco" das propostas e disse que as discussões e debates em torno dos textos são naturais. "Sabemos que serão intensamente debatidos", afirmou.

Temer destacou que aquilo que imaginava demorar "dois anos e pouco" o governo tem conseguido fazer em seis meses. Citou melhoras nos indicadores econômicos e lembrou que a inflação de janeiro foi a menor em 20 anos. "Temos que considerar esses fatos."

O presidente lembrou ainda a liberação das contas inativas do FGTS e disse que com as medidas que o governo está tomando a "recessão está sendo combatida e já superada". "Logo a seguir vem o crescimento (econômico) e, com isso, o emprego", completou.

Agenda

Hoje, em uma agenda positiva montada de última hora - o anúncio da liberação de milho dos estoques governamentais para venda a criadores e agroindústrias de pequeno porte do Nordeste -, o presidente Temer destacou que estava aproveitando "essas notícias para enfatizar que essa é uma safra recorde (de milho)".

"Deus está ajudando o Brasil", disse. "Estamos devolvendo o rumo ao Brasil. Nosso sonho é entregar a quem venha em 2019 um país nos trilhos", finalizou.
Carla Araújo e Tânia Monteiro/Agência Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário