quarta-feira, 29 de março de 2017

Casa de apoio de Guaratuba é interditada por situação degradante dos internos, diz MP

Inspeção encontrou 39 internos vivendo em condições precárias em casa de apoio de Guaratuba, no litoral do Paraná (Foto: Divulgação/Ministério Público do Paraná)Uma casa de apoio de Guaratuba, no litoral do Paraná, que abrigava 39 internos, foi interditada na sexta-feira (24) após inspeção, realizada pelo Ministério Público (MP), que constatou situação degradante dos internos e precariedade das instalações. Cinco pessoas foram presas em flagrante no local, incluindo os proprietários do estabelecimento. Nesta terça-feira (28), todos continuavam presos da delegacia da cidade.
Os internos, na maioria idosos, foram resgatados e transferidos para um hospital do município. Após avaliação de saúde, constatou-se que eles estavam desnutridos e desidratados.
Quando receberem alta, os internos serão encaminhados às famílias – que estão sendo procuradas – ou para estabelecimentos da rede de assistência social do município.
Durante a vistoria, a promotoria encontrou vários idosos trancados em um quintal, onde havia apenas uma casa de madeira, com apenas um cômodo para descanso ou proteção contra o sol ou a chuva de todos os moradores. O local não tinha higienização, luz, comida, água ou ventilação, de acordo com o MP.
Ainda de acordo com o MP, os residentes estavam sem assistência especializada, não havia alimentos na despensa e, na cozinha, foram encontrados produtos vencidos.
O trabalho de resgate contou com apoio da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca, da Polícia Civil, das secretarias de Saúde e do Bem Estar e Promoção Social e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário