quarta-feira, 31 de maio de 2017

GOVERNO DO PARANÁ ASSUME HOSPITAL REGIONAL DO NORTE PIONEIRO

Migração será gradativa, segura  e responsável

O secretário da Saúde, Michele Caputo Neto, reunido com prefeitos e secretários de saúde do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro nesta terça-feira (30) anunciou que o governo estadual vai assumir a administração e responsabilidade integral do Hospital Regional do Norte Pioneiro,sediado em Santo Antônio da Platina. A reivindicação fora encaminhada pelo líder do governo Luiz Cláudio Romanelli (PSB), e pelo deputado Pedro Lupion (DEM) a pedido de lideranças por considerarem mais vantajosa para a população e as prefeituras, envoltas em poucos recursos e muitos problemas.
npdiario foi o único órgão de Imprensa presente na reunião histórica e na sequência também acompanhou os políticos no jardim de inverno da liderança na Assembleia Legislativa, para a foto, também histórica.
Hoje, o Estado dá suporte, inclusive com equipamentos, mas é mantido com recursos dos municípios, pagos de acordo com o número de habitantes.Para se ter uma ideia da dimensão, foi confirmada a informação que o Regional tinha uma média de 70 partos ao mês, chegando em abril a um recorde, 185 em 30 dias.
Segundo Michelle , iniciou nesta segunda um período de 270 dias quando terminará o convênio com o Cisnorpi.A gestão será feita visando adequar as mudanças gradativas para a prevista estadualização da unidade, a única no Paraná ainda gerida por um grupo de prefeituras
O encontro começou com uma cobrança rigorosa do secretário para com os prefeitos e criticou alguns chefes de executivos que têm recursos financeiros e por falta de planejamento e capacidade continuam pedido mais repasses e equipamentos, “tragam as demandas, mas com responsabilidade”, disse.
Explicou que haverá alguma dificuldades pontuais em alguns setores, mas ressaltou que as medidas serão tomadas dentro da mais estrita observância da legislação.
Também verbalizou seu carinho pela região e, brincando, contou passagens pessoais, em especial acontecidas em Bandeirantes.
“Haverá uma migração cuidadosa”, insistiu, para não prejudicar ninguém.
Estiveram presentes também os assessores parlamentar Gil Martins, Ronald de Oliveira e Radamés Bonora.
O Regional possui capacidade instalada de 73 leitos, sendo 10 leitos de UTI Neonatal, 38 leitos obstétricos, 17 clínico cirúrgicos e 8 leitos de pediatria para atendimento aos recém-nascidos.A UTI adulta deve ser inaugurada nos próximos meses.

Para Romanelli, o secretário de Saúde demonstrou sensibilidade e boa vontade para solucionar uma reivindicação antiga dos prefeitos da região.

“Essa demanda dos prefeitos já vem de muito tempo, justamente porque o Hospital Regional do Norte Pioneiro depende de recursos do Cisnorpi e de todos os municípios que integram a 19ª Regional de Saúde. É um hospital de referência na região, que atende uma população de 290 mil habitantes. Com a estadualização, não haverá mais necessidade dos municípios repassarem verbas que hoje já são escassas e que poderão ser redirecionadas a outras ações necessárias nos municípios”, disse.
O deputado Pedro Lupion, coautor do requerimento, lembra que a saúde é o setor que mais demanda dos municípios. “A estadualização do Hospital Regional vai permitir que os municípios respirem financeiramente melhor e ainda terão condições de ofertar um atendimento melhor à saúde da população, respaldados pelo governo estadual.”
O deputado também lembrou que em toda a região, existiam apenas 10 leitos de UTI, na Santa Casa de Jacarezinho. “Graças às ações do governador Beto Richa, hoje temos a UTI neonatal, está em conclusão a UTI para adultos e o hospital também é referência em cirurgias ortopédicas e atendimento a traumas. Essa é uma conquista comemorada por toda a população do Norte Pioneiro”, disse.
Segundo o prefeito de Salto do Itararé, Paulo Sérgio Fragoso da Silva, a estadualização trará benefícios a todos. “Hoje foi um dia de muita alegria para os prefeitos da nossa região, os municípios não terão mais que arcar com uma despesa alta. Quero agradecer nosso governador Beto Richa e nossos deputados Romanelli e Pedro Lupion que nos proporcionaram essa grande conquista”, disse.
Para a prefeita de Quatiguá, Adelita do Efraim, a estadualização do hospital será vital para a região. “É uma grande vitória que nós conseguimos, não só ao meu município, mas também para toda a região do Norte Pioneiro, levando em consideração que este era o único hospital que era mantido por convênio dos prefeitos. Agora isso trará a nós muitas melhorias na saúde e também ao mostrarmos a força que nossos deputados que apoiam o Norte Pioneiro que é uma parte muitas vezes esquecida pelos governos do Paraná”, disse a prefeita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário