terça-feira, 16 de maio de 2017

VÍTIMA DE HACKERS Com computadores 'sequestrados', Câmara de Tamarana suspende sessão desta segunda

A Câmara de Vereadores de Tamarana (Região Metropolitana de Londrina) suspendeu a sessão ordinária desta segunda-feira (15) porque teve seu sistema sequestrado no ataque hacker mundial ocorrido na última sexta (13). Os computadores estão em manutenção na tentativa de recuperar os dados desde a semana passada.

Na sexta-feira, um ataque hacker deixou 200 mil vítimas em pelo menos 150 países, segundo o Serviço Europeu de Polícia (Europol). No ataque, um tipo de vírus sequestrou dados de diversos órgãos públicos, codificando as informações de modo que apenas pessoas autorizadas pudessem ter acesso – a técnica se chama criptografia. No caso, os hacker exigem pagamento de US$ 300 em bitcoins (moeda virtual) para liberar a criptografia.

O presidente do Legislativo, Mario Cesar Fabiano (PSD), o Tega, conta que a ação cibernética ocorreu por volta das 11h de sexta. "Cheguei na Câmara e me disseram que o sistema estava com vírus. Acionamos a assistência técnica, que levou os equipamentos para o conserto, mas ainda não recuperamos os dados", afirma. Ainda de acordo com ele, a suspensão foi decidida porque todos os documentos necessários estão hoje digitalizados.
Tega vai registrar boletim de ocorrência, caso tenha de pagar os US$ 300, mas considera esta uma opção bastante remota. "Vamos recuperar os dados, porque quem exige o pagamento é criminoso e, com essas pessoas, não existe conversa. Mas, se não for possível, vamos ter de fazer caixinha entre vereadores para pagar isso", afirma.
Luís Fernando Wiltemburg - Redação Bonde

Nenhum comentário:

Postar um comentário