sexta-feira, 30 de junho de 2017

UEL Com recursos bloqueados, Hospital Veterinário pode interromper atendimentos em um mês

Agência UELO Hospital Universitário (HV), localizado na Universidade Estadual de Londrina (UEL), pode estar com os "dias contados", ao menos temporariamente. O motivo é que, devido ao bloqueio de R$ 6 milhões imposto pelo governo do Paraná à instituição de ensino, o hospital corre o risco de ficar sem verba para continuar prestando serviço à população.

Segundo a diretora Patrícia Mendes Pereira, o hospital está controlando a medicação, porque o estoque atual é suficiente para cerca de um mês. "Acreditamos que daqui a um mês podemos começar ter problemas com a medicação. Mas depende da casualística, que é o numero de casos atendidos."

Hoje, uma média de 50 animais, de pequeno ou grande porte, são atendidos por dia no HV. No ano passado, foram 17.500 atendimentos. Além do Pronto Socorro (PS), com urgência e emergência, o hospital também oferece clínica médica, obstetrícia, cirúrgica e de moléstias infecciosas.

Além da falta de dinheiro para repor os medicamentos, o HV sofre com a falta de funcionários. "Não há reposição dos funcionários que estão se aposentando por parte do governo. Precisaríamos de 60 funcionários trabalhando, mas hoje temos 30. No ano que vem, pelo menos mais seis vão se aposentar e o governo não dá a reposição deste funcionários."

A diretora do HV adianta: "a hora que começar faltar medicação, não vamos poder ter internações. Vamos ter de encaminhar os animais para outras clínicas." Além disso, "se a gente ver que o estoque está diminuindo e que o dinheiro continua bloqueado, deixamos de atender clínicas para atender somente emergência."

Segundo Patrícia, desde que assumiu a diretoria, o hospital é autossuficiente. O dinheiro faz parte dos recursos da universidades que foram recentemente bloqueados. "As pessoas precisam ter a compreensão da crise que a universidade está passando por causa do Estado. Precisamos do apoio da sociedade."

Em 20 de junho, houve uma paralisação de todas as universidades do Paraná que tiveram recursos bloqueados pelo governo - no HV, apenas o pronto-socorro funcionou.

Seti

De acordo com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), "o contingenciamento de recursos da Universidade Estadual de Londrina (UEL) se dá em razão de a universidade não cumprir os prazos determinados pela Comissão de Política Salarial do Governo do Estado para o encaminhamento de informações solicitadas. A UEL fez a solicitação de liberação dos valores contingenciados para o Grupo Orçamentário Setorial da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que encaminhou o pedido para análise da Secretaria de Estado da Fazenda."

A exigência das informações salariais pelo governo do Estado ocorreu depois que a UEL, assim como outras universidades paranaenses, recurasaram-se a aderir ao sistema Meta4, para controlar a folha de pagamento dos servidores.

A reitora da UEL, Berenice Quinzani Jordão também foi procurada pela reportagem. Ela, no entanto, não quis se pronunciar, por desconhecimento do assunto, informou uma secretária.
Marina Gallo - Redação Bonde

Nenhum comentário:

Postar um comentário