sexta-feira, 11 de agosto de 2017

CHUVA A CAMINHO Após 53 dias, maior estiagem do ano deve acabar no domingo

Boa notícia para os londrinenses que gostam de chuva: depois de 53 dias de estiagem, uma frente fria vinda do Atlântico Sul deve amenizar o calor e umidificar o ar. Nesta quarta (9) e quinta-feira (10), a temperatura máxima chegou a 32 graus e a umidade relativa do ar esteve em 8%.

A agrometeorologista do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Heverly Morais, relata que, apesar de ser considerado normal o tempo seco no inverno, a estiagem deste ano foi prolongada.

A última chuva na região de Londrina foi registrada em 20 de junho. Números do Iapar mostram que, em 2016, foram 38 dias sem chuva, e a média para esse período do ano é de 43 dias sem precipitações.



Heverly conta ainda que a chuva de domingo deve vir acompanhada de ventos moderados e fortes, de 43 km/h a 50 km/h. A tendência é que as precipitações se mantenham até o final da próxima semana, com temperatura máxima de 25 graus e mínima de 15 graus.

Além de problemas respiratórios na população, a falta de chuva provocou impasses nas lavouras. Segundo o Departamento de Economia Rural do Paraná (Deral), o trigo já registrou perdas de 6% na produção. A expectativa inicial do Deral era colher 3 milhões de toneladas de trigo; agora ela foi reavaliada para 2,8 milhões de toneladas, uma perda de 200 mil toneladas do grão.
Isabela Fleischmann - Redação Bonde

Nenhum comentário:

Postar um comentário