quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Professores do Paraná se reúnem para relembrar 30 de agosto de 1988

Professores do Paraná se mobilizam nesta quarta-feira (30) em todo o estado. Há 29 anos, de acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato), a categoria se reúne "em luta e luto dos professores". *Confira as reivindicações no fim da reportagem.
Eles relembram 30 de agosto de 1988. Naquele dia, a Polícia Militar (PM) do Paraná usou cavalos, cães e bombas de efeito moral para dispersar docentes em greve que protestavam na Praça Nossa Senhora da Salete, em Curitiba. Alvaro Dias, que atualmente é senador pelo PODE, era o governador na época.
Os professores também aproveitam a ocasião para lembrar o dia 29 de abril de 2015, quando mais de 200 pessoas ficaram feridas no Centro Cívico da capital paranaense. À época, a categoria protestava contra o projeto de lei que promove mudanças no custeio do Regime Próprio da Previdência Social dos servidores estaduais – a ParanaPrevidência.
Recentemente, a Justiça rejeitou a denúncia contra o governador Beto Richa (PSDB) e outras cinco pessoas no processo que investiga a ação policial que deixou os mais de 200 feridos.
Em Curitiba, a concentração estava marcada para as 9h desta quarta na Praça Santos Andrade, no Centro.
Procurada pelo G1, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) ainda não tinha um balanço sobre a quantidade de professores que aderiu à mobilização. O G1 tenta contato com a APP-Sindicato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário