quinta-feira, 14 de setembro de 2017

ALERTA! Londrina lidera ranking de notificações de dengue no Paraná

Venilton Küchler/AEN-PRA Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou o primeiro boletim da dengue do mês de setembro na quarta-feira (13). De acordo com os dados, Londrina é a cidade que mais notificou a doença. Foram 162 casos suspeitos de dengue na cidade.

Em comparação ao último boletim do mês de agosto, houve um aumento de 157% em casos notificados da doença em Londrina. Na 17a Regional de Saúde – Londrina, com população de 935.904, em 16 municípios, foram 294 notificações da doença.

Conforme o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, há duas análises que precisam ser feitas neste momento, em relação a este grande número de notificações no mês de setembro. "A primeira é que Londrina realmente é um município que tem por praxe fazer as notificações e ampliar essa análise e buscar esse diagnóstico, então não é de todo ruim este número alto de notificações, quer dizer que a gente está realmente fazendo o dever de casa. E aqueles casos suspeitos estamos notificando, não está sub-notificado estes números. Mas, evidentemente, que a chegada do calor nos preocupa, isso pode ser um indicador a ser analisado", explica.

Segundo Machado, no terceiro Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa), foi registrado um número relativamente baixo de infestação da doença. "Mas isso não quer dizer que nós podemos nos acomodar e deixar de falar e relembrar da importância da conscientização e mobilização da sociedade civil organizada como um todo no combate contra o mosquito que transmite a doença."

O secretário ressalta que, neste momento, Londrina está em um cenário tranquilo em relação aos casos confirmados. "O que pesa é este grande número de notificações, mas nós temos 32 casos confirmados de dengue no município até agora. No mesmo período do ano passado, nós tínhamos mais de 5.400 casos. E, também, no ano passado, o terceiro LIRAa foi baixo. Então quer dizer, nós tivemos um LIRAa baixo, mas um elevado número de casos confirmados. Este ano, não. Já conseguimos fazer o dever de casa no sentido de ter um baixo número de casos confirmados e também um número do LIRAa dentro de um padrão aceitável pelo Ministério da Saúde."

No entanto, o secretário de Saúde afirma que é sim um sinal de alerta devido a chegada do verão. "O risco existe. Nós temos o vírus circulando na nossa cidade, então nós precisamos nos mobilizar em conjunto para que não haja com a chegada do verão nenhum risco de epidemia."

Maringá (região Norte do estado), teve nove casos confirmados, 116 suspeitos e 62 descartados. Em seguida, está Foz do Iguaçu com sete casos confirmados, 103 notificados e 179 descartados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário