quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Operação da Polícia Civil fecha esquema de emissão receitas de óculos com falsos oftalmologistas

Uma operação da Polícia Civil, deflagrada nesta terça-feira (17), fechou óticas no Centro de Curitiba. De acordo com as investigações, as empresas abordavam pessoas na rua, oferecendo exames de visão gratuitos, que seriam feitos por oftalmologistas, a quem comprasse óculos.
No entanto, os exames eram realizados por optometristas, que são profissionais que atuam na confecção de óculos e lentes. Por lei, eles não podem fazer exames, muito menos prescrever receitas de óculos.
"Eram abordadas pessoas em via pública, em frente a óticas, perguntando se essas pessoas não gostariam de fazer um exame oftalmológico. A pessoa dizia que sim. Inicialmente, diziam que o exame seria gratuito. Posteriormente, deveria ser pago R$ 50,00, por ser um exame mais apurado", conta a delegada Vanessa Alice.
As investigações duraram cerca de um mês, após denúncias recebidas pela polícia. A Associação Brasileira de Combate à Falsificação ajudou no trabalho.
Nas óticas, foram encontrados equipamentos usados por oftalmologistas para os exames. O material foi apreendido, junto com R$ 10 mil em dinheiro.
Ao todo, 20 pessoas foram levadas à Delegacia de Estelionatos, prestaram depoimentos e foram liberadas. Os nomes das empresas que foram alvo da operação não foram divulgados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário