quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Economia paranaense cresce acima da média nacional no terceiro trimestre de 2017, diz Ipardes

Setor da agricultura no Paraná cresceu impulsionado pela safra de inverno de milho (Foto: Giuliano Gomes/PR Press)A economia do Paraná teve um crescimento acima da média nacional no terceiro trimestre deste ano, conforme dados divulgados pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), nesta terça-feira (12). Em comparação ao mesmo período de 2016, o Produto Interno Bruto (PIB) paranaense subiu 2,9%, enquanto no país a alta ficou em 1,4%.
O PIB é a soma de todas as riquezas produzidas pelo estado e representa o quanto de dinheiro há na economia local. Só no terceiro trimestre, o crescimento registrado do PIB foi de 1,4%. No acumulado do ano, a alta já chega a 2,1%, enquanto a média nacional ainda está em 0,6%.
Segundo o Ipardes, os bons resultados fizeram o instituto revisar mais uma vez a meta de crescimento da economia do Paraná. Neste ano, os técnicos do Ipardes apostavam em alta de 1,5%, mas agora já acreditam que o estado possa alcançar um aumento do PIB de até 2,3%.
Ainda de acordo com o Ipardes, todos os setores da economia ajudaram a puxar os resultados positivos neste terceiro trimestre. O destaque, porém, ficou para o setor da agricultura, que cresceu 11,1%, em relação ao mesmo período do ano anterior. Um dos motivos para isso foi a safra de milho, no inverno, que superou as expectativas.
Recuperação da indústria
O setor industrial, que nos últimos anos sofreu com a crise, começa a mostrar sinais de recuperação no Paraná. Os dados do Ipardes mostram que no último trimestre a alta foi de 2,5%, impulsionada pela produção de máquinas e equipamentos e veículos automotores, que cresceram 14,8%, e 11,4%, respectivamente.
No acumulado deste ano, o setor industrial mostra que voltou a caminhar, com alta de 1,3%.
Mais impostos
O bom desempenho dos setores econômicos também teve reflexos na geração de impostos. O Ipardes apontou que a Receita Estadual conseguiu arrecadar 3,1% a mais neste trimestre. Neste ano, a alta da arrecadação já chega a 1,6%, entre janeiro e setembro.
Veja mais notícias do estado no G1 Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário