segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Moradores de Sarandi fazem protesto pedindo a retirada da cadeia do Centro da cidade

Moradores de Sarandi, no norte do Paraná, fazem um protesto na manhã desta segunda-feira (11) pedindo a retirada da cadeia do Centro da cidade.
A unidade hoje foi projetada para 45 presos, mas, nesta segunda, abrigava 187.
Os manifestantes colocaram um caminhão de som na entrada da delegacia e impedem que novos presos sejam levados para o local.
O G1 entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná (Sesp-PR), que não se posicionou sobre a manifestação dos moradores de Sarandi.
A nota enviada pela secretaria informa que a transferência de presos em delegacias para o sistema prisional é competência do Comitê de Transferência de Presos (Cotransp) local. No entanto, a pasta não respondeu ao pedido do G1 sobre a manifestação para transferência de local da cadeia de Sarandi.
Além disso, a Sesp-PR afirma que serão abertas cerca de 7 mil novas vagas em novas unidades em obras até o fim de 2018. Veja a nota completa da Sesp-PR no fim da reportagem.
O protesto terminou no fim da manhã e, de acordo com os organizadores, o Tribunal de Justiça do Paraná informou que deve receber uma comissão de moradores para discutir a possível transferência de presos da carceragem da cidade. A reunião deve ocorrer até sexta-feira (15).
Fugas
Há uma semana, sete presos fugiram da carceragem da Delegacia de Sarandi. De acordo com a Polícia Civil, os detentos serraram as grades que cobrem o solário e conseguiram fugir. Um video mostra os presos pulando um muro de quatro metros.
Na ocasião, a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná (Sesp-PR) informou que está investindo na reforma e construção de novas unidades prisionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário