terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Ex-prefeito suspeito envolvimento em morte de prefeito de Piên é preso

Ex-prefeito mora em uma mansão em Piên  (Foto: Divulgação/Polícia Civil)O ex-prefeito de Piên, na Região Metropolitana de Curitiba, Gilberto Dankra foi preso na manhã desta terça-feira (31) em uma operação do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope). Ele é suspeito de envolvimento na morte do prefeito Loir Dreveck (PMDB), que foi baleado por um motociclista em dezembro de 2016 em uma rodovia de Santa Catarina quando viajava com a família.
Dreveck chegou a ser internado, mas morreu três dias depois.
Ao todo, foram expedidos 14 mandados judiciais, sendo três de prisão temporária, três de condução coercitiva, que é quando a pessoa é obrigada a prestar depoimento, e oito de busca e apreensão.
As prisões temporárias têm prazo de oito dias e podem ser prorrogadas pelo mesmo período ou convertidas em preventiva, que é quando o investigado não tem prazo para deixar a prisão.
A reportagem da RPC apurou que Gilberto Dankra foi preso em casa. Ele mora em uma mansão na cidade.
Entre os outros alvos da operação estão os suspeitos de executar e intermediar o crime. "O homem que atirou contra o prefeito ainda é suspeito de matar por engano outra pessoa. Ele teria atirado contra um homem, dias antes, achando que se tratava do prefeito eleito", disse a Polícia Civil.
O G1 tenta contato com o advogado de Gilberto Dankra e dos demais investigados.

O crime
O crime ocorreu enquanto Dreveck viajava para Santa Catarina, pela PR-420, no dia 14 de dezembro. Ele estava em um carro da prefeitura, com a família, quando foi surpreendido pelo motociclista, que disparou contra ele.
O prefeito foi atingido na cabeça e encaminhado em estado grave ao Hospital e Maternidade Sagrada Família, em São Bento do Sul, Santa Catarina.
Depois, foi transferido para o Hospital São José, de Jaraguá do Sul, no mesmo estado, onde permaneceu internado até a morte.
À época, o delegado responsável pelo caso, Sérgio Luiz Alves, já tinha descartado a possibilidade de assalto. "O motociclista que efetuou os disparos não fez qualquer anúncio de roubo, apenas atirou e fugiu", declarou.

CORRENTES MARÍTIMAS Já são 25,7 mil acidentes com água-viva registrados no Litoral

Soldado Feliphe AiresO Corpo de Bombeiros já atendeu 25.787 incidentes com água-viva no Litoral, em 40 dias da Operação Verão Paraná – um aumento de 172,% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 9.455 casos. Somente em Matinhos foram 9.824 acidentes, em Guaratuba 4.827 e em Pontal do Paraná 11.100. O Corpo de Bombeiros atua junto com a Secretaria de Estado da Saúde no atendimento às pessoas que sofrem acidente com água-viva.

A porta-voz do Corpo de Bombeiros no Verão Paraná, tenente Virgínia Maria Zambrim Turra, orienta sobre os procedimentos iniciais no caso de envenenamento por água-viva. "O principal a fazer é lavar o local com a água do mar, sem esfregar, não utilizar água doce ou outros líquidos como bebidas alcoólicas, urina e azeite. Para tirar os restos das bolsas de toxinas que ficam é só jogar água do mar ou vinagre", explica.

"As vítimas devem ficar em observação, seja adulto ou criança, para verificar se apareceram outros sintomas como tontura, vômito, desmaios, dificuldades respiratórias ou o famoso fechamento de garganta. Isso pode ser sinal de alergia ou uma intolerância maior ao veneno. Se surgir qualquer um destes sintomas a pessoa deve procurar um médico ou posto de atendimento?, orienta a tenente.

NO JARDIM OLÍMPICO Homem preso em Londrina com oito bananas de dinamite é condenado

Detido desde agosto do ano passado depois de ser flagrado por uma equipe da Polícia Militar com dinamites e drogas no jardim Olímpico, zona oeste de Londrina, José Rafael Vulcão foi condenado a cumprir pena por 10 anos, três meses e 20 dias em regime fechado. A decisão foi proferida em audiência pelo juiz da 5ª Vara Criminal de Londrina, Paulo César Roldão, e levou em conta os dois crimes cometidos (tráfico e posse de munição) pelo réu no mesmo episódio apreciado pelo magistrado.

De acordo com o Ministério Público, que pediu pela condenação, Vulcão foi avistado depois que a PM chegou no Olímpico para confirmar a informação de comércio de drogas no local. O preso estava na Rua do Basquetebol, mas tentou fugir da abordagem policial. Na revista, a polícia afirma ter encontrado R$ 40, mas as buscas realizadas no interior da casa de Vulcão resultaram na apreensão de 29 porções de maconha, 10 pinos de cocaína, uma balança de precisão e uma faca.

Ainda vasculhando o imóvel, a polícia encontrou oito artefatos explosivos da marca Pentex CD-255 e 45 metros de cordel. Contrapondo a versão do Ministério Público, a defesa alegou a ausência de provas para incriminar Vulcão, que negou os fatos tanto em interrogatório colhido na fase da elaboração do inquérito policial quanto em juízo. Ele disse que as drogas apreendidas pertenceriam a um rapaz que já estava preso. No entanto, o réu comentou que "não poderia fornecer o nome".

A tese apresentada por Vulcão foi classificada pelo juiz da 5ª Vara Criminal como "contraditória, tanto que, na fase policial, transferiu a responsabilidade da droga para um homem que estava detido, mas em juízo mudou os fatos na tentativa de se eximir de sua responsabilidade". Antes de ser preso, Vulcão estava foragido. Os policiais militares, arrolados como testemunhas de acusação no processo, reforçaram as versões já apresentadas.

A mãe e namorada de Vulcão informaram ao juiz que "o acusado teria dormido na casa de sua mãe, em companhia de sua namorada, sendo que pela manhã do dia seguinte, ao levá-la para o ponto de ônibus e ver a viatura policial, teria fugido para o interior da residência". No entanto, as duas sequer esclareceram sobre a origem das dinamites apreendidas. "Não há dúvidas em considerar que os objetos pertencem ao réu", completou Roldão. Por conta de ser reincidente, Vulcão não terá direito em responder pelos crimes em liberdade.
Rafael Machado - Redação Bonde

TRAGÉDIA Marcado julgamento de homem acusado de estuprar e matar jovem em Ibiporã

O Tribunal do Júri de Ibiporã (Região Metropolitana de Londrina) vai receber no dia 9 de março, a partir das 9h, a sessão de julgamento que vai definir o futuro de Cláudio Louan Martins Alves, 28 anos, vulgo 'Tarrack', que responde por homicídio qualificado, crime praticado contra Juliana Lemes da Silva no dia 22 de agosto de 2010. A vítima, segundo a denúncia do Ministério Público, foi abusada sexualmente, o que motivou a prisão do réu também por "constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a ter conjunção carnal", como consta o Código Penal.

Alves terá que percorrer mais de 658 km para participar do Júri Popular. Essa é a distância de Ibiporã, no Norte do Paraná, da cidade de Curitibanos, no Oeste de Santa Catarina, onde está detido desde o dia 13 de maio de 2011, quase dez meses depois de estuprar a jovem paranaense. Segundo as investigações, o agressor foi preso em Timbó por uma equipe da Polícia Militar. Ele é suspeito de ter abusado de uma adolescente de 16 anos no município catarinense.

Conforme narra a denúncia do Ministério Público, Alves caminhava perto das 2h pela Estrada do Cupido, próximo ao sítio Engenho de Ferro, na zona rural de Ibiporã, quando usou de força física para levar Juliana para o meio do mato, onde a conjunção teria ocorrido. Depois do abuso, o rapaz esganou a jovem, causa principal de sua morte, segundo o laudo divulgado pelo Instituto Médico Legal (IML) de Londrina.

Apesar da confirmação do óbito, Alves teria escondido o cadáver de Juliana há pelo menos 150 metros da Estrada do Cupido, endereço onde a ocorrência foi registrada. Ele ainda cobriu o corpo com galhos secos para dificultar a visualização de pessoas que poderiam passar pelo trecho. A vítima foi encontrada sem vida oito dias depois de ser assassinada.

Com o processo em andamento, a juíza responsável pelo caso, Camila Corvolo de Carvalho, recebeu a manifestação da defesa de Alves, que pediu pela absolvição por conta da "ausência de provas quanto a materialidade do crime de estupro e falta de indícios de ser o réu o suposto autor do homicídio e ocultação de cadáver". Mesmo com a condenação, o defensor público Diheyson Adalberto Furlan Cunha recorreu da decisão. Todas as testemunhas arroladas terão oportunidade de falar no Tribunal do Júri.

OPERAÇÃO CANGAÇO Decretada prisão preventiva de chefe de quadrilha que explodia bancos na região de Londrina

Reprodução/PMPRConsiderado um dos líderes do grupo criminoso que assaltava bancos no Paraná, principalmente nos Campos Gerais e na Região Metropolitana de Londrina, Robson Rossini, 42 anos, foi submetido a uma audiência de custódia nesta segunda-feira (30). O evento judiciário, comandado por Paulo César Roldão, titular da 5ª Vara Criminal de Londrina, resultou na manutenção da prisão preventiva já expedida pelo juiz Juliano Nanuncio, que apreciou o caso de Rossini no último domingo (29).
Ele foi detido por policiais do Pelotão de Choque do 5º Batalhão enquanto trafegava em uma Pajero pela rua Prefeito Faria Lima, no jardim Universidade, zona oeste de Londrina. Ao ser abordado, tentou despistar fornecendo uma identidade falsa. Um dos PMs responsáveis pela ocorrência contou à Justiça que "Rossini se apresentou como Jean Carlos Oliveira, mas que não portava documentos." Ele inclusive garantiu a veracidade da identificação ao autorizar que os policiais fosse até sua casa, na rua Delvina Borges, no mesmo bairro, onde apresentou o RG que seria verdadeiro.


Desconfiados, os policiais do Choque chamaram os agentes do serviço reservado da PM, conhecidos como P2, que confirmaram que o abordado, na verdade, se tratava de Robson Rossini, também chamado de "Binho" e "Negueba". Ele devia dois mandados em aberto expedidos pela Justiça, além de ser um dos comandantes da quadrilha que aterrorizou o Paraná com o uso de fuzis e submetralhadoras para a explosão de caixas eletrônicos. Em um dos episódios que culminaram na realização da Operação Cangaço pela Secretaria Estadual de Segurança Pública, os criminosos utilizaram retroescavadeiras para arrombar agências bancárias em Ortigueira, nos Campos Gerais. Os crimes foram praticados em novembro de 2015.

Rossini também acumula uma condenação proferida pela 2ª Vara Criminal de Londrina em agosto de 2003 por receptação, mas o processo já foi prescrito. Os mandados judiciais foram expedidos pelas varas criminais de Faxinal, onde corre em segredo de justiça, e São José dos Pinhais, onde é suspeito de homicídio qualificado.
Rafael Machado - Redação Bonde

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

DEFINIDO Cidades com mais de 2 mil casas terão de fazer busca por 'Aedes'

Todas as cidades com mais de 2 mil imóveis serão obrigadas, a partir de agora, a fazer o Levantamento Rápido do Índice de Infestação para Aedes aegypti (LIRAa). O mosquito é transmissor de dengue, zika e chikungunya e foi responsável no passado por infecções de febre amarela em áreas urbanas. A decisão é tomada justamente quando há um surto rural da doença.

A medida, publicada ontem no Diário Oficial da União, estabelece punição para cidades que desrespeitarem a nova obrigação. Elas deixam de receber a segunda parcela de um incentivo, usado exclusivamente para as ações de combate ao mosquito. Até agora, o LIRAa era feito de forma voluntária. No último levantamento, feito no segundo semestre do ano passado, 2.284 municípios participaram, o que representa 62% das cidades com mais de 2 mil imóveis.

Febre amarela

Subiu para 101 o número de casos confirmados de febre amarela no País. Do total de pacientes com a doença, 43 morreram. Há ainda outras 62 mortes suspeitas de terem sido provocadas pela infecção, mas que ainda estão sendo investigadas. Os casos confirmados e suspeitos estão distribuídos em seis Estados: Minas, Espírito Santo, Bahia, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Goiás. O Distrito Federal ainda notificou o Ministério da Saúde sobre a existência de seis pacientes suspeitos, mas todos os casos foram descartados.

A maior parte dos casos está concentrada em Minas. O Estado confirmou até o momento a infecção em 97 pacientes, dos quais 40 morreram. A estimativa da Secretaria de Saúde é de que, nas regiões atingidas, 1,4 milhão de pessoas não tenham recebido a vacinação contra a doença até o fim do ano passado. Números parciais indicam que, desde janeiro, foram aplicadas 948.505 doses na área.

INFLAÇÃO IGP-M de janeiro sobe 0,64%, ante alta de 0,54% em dezembro, revela FGV

O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) registrou alta de 0,64% em janeiro, ante avanço de 0,54% em dezembro, divulgou na manhã desta segunda-feira (30) a Fundação Getulio Vargas (FGV). O resultado ficou dentro do intervalo das estimativas dos analistas do mercado financeiro consultados pelo Projeções Broadcast, entre elevação de 0,60% a 0,82%, e abaixo da mediana de 0,72%.

Entre os três indicadores que compõem o IGP-M, o IPA-M saiu de 0,69% em dezembro para 0,70% em janeiro. Na mesma base de comparação, o IPC-M ficou em 0,64%, após 0,20%. O INCC-M variou para 0,29%, de 0,36% no mês anterior. A variação acumulada do IGP-M em 12 meses até janeiro é de 6,65%.

Dentro do Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), a aceleração do grupo Bens Intermediários contribuiu para a alta mensal, ao passar de 0,53% para 1,05%. Nesse estágio de produção, a FGV destacou o subgrupo combustíveis e lubrificantes para produção, cuja taxa de variação passou de -0,51% para 5,70%.


O indicador referente a Bens Finais também teve alta em janeiro, de 0,18% ante deflação de 0,26% em dezembro. Segundo a FGV, o principal responsável por este movimento foi o subgrupo alimentos processados, que saiu de deflação de 0,15% para inflação de 0,39%.

Em contrapartida, o grupo Matérias-Primas Brutas registrou desaceleração entre dezembro e janeiro, de 1,96% para 0,91%. Os itens que mais contribuíram para este movimento foram soja em grão (0,38% para -4,20%), minério de ferro (17,53% para 13,08%) e aves (-0,76% para -3,73%).

Principais influências

De acordo com a FGV, entre as maiores influências individuais de alta no IPA de janeiro estão minério de ferro (mesmo com a desaceleração de 17,53% para 13,08%), óleo diesel (-2,21% para 7,62%), cana-de-açúcar (apesar de a taxa ter arrefecido de 2,14% para 1,95%), gasolina automotiva (2,05% para 3,89%) e carne bovina (-1,82% para 1,30%).

Já na lista de maiores influências de baixa estão soja em grão (0,38% para -4,20%), milho em grão (a despeito da redução na deflação de -6,17% para -4,30%), farelo de soja (-2,07% para -5,93%), feijão em grão (-6,23% para -13,98%) e aves (-0,76% para -3,73%).

INVESTIGAÇÃO MPF recupera só 10% de propina a Cabral

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência BrasilDos US$ 16,5 milhões pagos como propina pelo empresário Eike Batista ao ex-governador Sérgio Cabral (PMDB-RJ), conforme apontam as investigações da Operação Eficiência, apenas um décimo foi recuperado. Os valores foram repassados em ações da Vale, da Petrobras e da Ambev e, ao liquidar os papéis, somente US$ 1,6 milhão (R$ 5,4 milhões) foi arrecadado pelo Ministério Público Federal.
O montante é 10% do valor investido nos papéis e uma parcela pequena dos cerca de R$ 270 milhões repatriados até agora pela força-tarefa da Lava Jato no Rio de Janeiro.
"Por opção de Cabral, os US$ 16,5 milhões foram investidos em ações. O que se conseguiu recuperar dessa conta da (empresa) Arcadia no (banco) Winterbotham é um valor muito pequeno porque boa parte do que foi aplicado nas ações evaporou", disse o procurador da República Sérgio Pinel. Ele afirmou que no fim do ano passado a força-tarefa solicitou a liquidação dos papéis restantes na conta e a repatriação do valor correspondente.

Segundo os procuradores, a empresa Arcadia Associados, de Renato Chebar, foi usada para dar aparência de legalidade ao repasse de Eike. Operadores do mercado financeiro, Chebar e seu irmão, Marcelo, procuraram o MPF após a Operação Calicute e assinaram um acordo de delação premiada que embasou a Operação Eficiência. Deflagrada anteontem, ela apura a ocultação e lavagem de mais de US$ 100 milhões (R$ 340 milhões) no exterior pelo grupo de Cabral.

As investigações apontam que a Arcadia Associados mascarou o repasse a Cabral firmando um contrato de fachada com a Centennial Asset Mining Fund LLC, holding de Eike. Pelo contrato, a Arcadia prestou assessoria à Centennial na compra do controle da mineradora canadense Ventana Gold. Eike fechou o negócio por US$ 1,5 bilhão. A Ventana detém minas de ouro na Colômbia. A consultoria da Arcadia, porém, jamais ocorreu.

Segundo Renato Chebar, Cabral pediu, num encontro em Nova York, em 2011, que a conta Golden Rock comprasse ações da Petrobras para concretizar a operação. O operador recomendou que também fossem compradas ações da Vale e da Ambev.
A Centennial fez o pagamento por meio da conta Golden Rock, no TAG Bank, sediado no Panamá. A ideia inicial da "engenharia financeira" era que a Arcadia abrisse uma conta no mesmo banco, o que não foi possível. Assim, a empresa recebeu os valores numa conta do banco Winterbotham, no Uruguai.

Os colaboradores não informaram em nome de quem as ações foram compradas. Segundo especialistas, esse montante poderia estar em nome de um terceiro ou até de um "trust".

Chamado de "obscuro" em petição do MPF, o TAG Bank é controlado por Eduardo Plass, que teve mandado de condução coercitiva decretado, mas ainda não prestou depoimento porque mora em Londres. Plass é engenheiro e trabalhou na Camargo Corrêa nos anos 1980, mas construiu a maior parte da carreira no Banco Pactual, onde ingressou em 1987 e chegou a presidir entre 1997 e 2003.

INVESTIGAÇÃO Ministra deve homologar delação da Odebrecht

A expectativa no Supremo Tribunal Federal e no Palácio do Planalto é de que as delações da Odebrecht sejam homologadas pela presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, entre segunda e terça-feira, já que os juízes auxiliares da equipe do ministro Teori Zavascki, morto no dia 19, encerraram ontem as audiências com os 77 delatores da empreiteira. Esse é o último passo antes da confirmação dos acordos firmados por executivos e ex-executivos com o Ministério Público Federal.

Como presidente da Corte, Cármen Lúcia é uma espécie de plantonista durante o recesso do Judiciário, que termina na quarta-feira. Nessa condição, ela é responsável pelas medidas urgentes no tribunal durante o recesso e, por isso, tem legitimidade para tomar a decisão sozinha. Essa prerrogativa foi reforçada pelo pedido de urgência protocolado pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Só após essa etapa, o Ministério Público Federal pode usar o material para iniciar investigações formais contra autoridades e políticos com foro citados pelos delatores.

Integrantes do Supremo e da Procuradoria-Geral da República avaliam que a autorização dada por Cármen Lúcia para que a equipe de Teori continuasse a trabalhar mesmo após a morte do ministro já foi um forte indicativo de que a presidente do STF pretende ser breve na homologação, com três objetivos: garantir que não haja atrasos no processo da Lava Jato, sinalizar à opinião pública que não há qualquer mudança no ritmo e na disposição do tribunal quanto às investigações e, enfim, tirar a pressão para a escolha do novo relator a toque de caixa.


Se a homologação ficar para depois do dia 1º, com o reinício dos trabalhos, teria de esperar a definição do novo relator da Lava Jato. No caso de a homologação ser assinada por Cármen Lúcia, ela teria mais tempo e ficaria à vontade para manter as conversas com outros ministros do STF a fim de "construir um caminho" - nas palavras de seus interlocutores - de definição do critério de escolha do substituto de Teori na relatoria.

Sorteio

Pelo regimento, a probabilidade maior é a realização de sorteio entre os integrantes de todo o STF ou apenas dos membros da Segunda Turma da Corte, da qual Teori fazia parte. Também é apontada a possibilidade de o Supremo chegar a uma solução "consensual" para que um integrante da Primeira Turma migre para a Segunda Turma e assuma a cadeira de Teori - e a Lava Jato.

Até o momento, Cármen Lúcia tem mantido reserva sobre o assunto, mas seus interlocutores indicam que a opção mais provável é o sorteio entre todo o plenário, numa demonstração de que qualquer ministro da Corte está apto a assumir a tarefa.

O Palácio do Planalto trabalha com a previsão de que a homologação das delações da Odebrecht ocorra, de fato, entre segunda e terça-feira. Cármen Lúcia e o presidente da República, Michel Temer, conversaram algumas vezes por telefone na semana passada. Na primeira ligação, a presidente do STF agradeceu o apoio dado pela Aeronáutica no desastre aéreo que matou Teori e elogiou os militares envolvidos. Depois disso, Temer ligou à noite para a presidente do STF para avisar que a gravação na cabine do avião que caiu estava audível.

O presidente disse que vai indicar o nome do substituto de Teori na Corte somente após a definição do relator da Lava Jato. Temer tem conversado sobre assuntos do Judiciário com o ministro do STF Gilmar Mendes, a advogada-geral da União, Grace Mendonça, e o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes.

Audiências

Desde terça-feira passada, os juízes auxiliares de Teori foram autorizados a continuar o trabalho nos acordos da Odebrecht. Audiências para confirmar a espontaneidade das delações foram remarcadas.

Nesses encontros, os juízes fazem ao menos três perguntas aos delatores. Primeiro, questionam se o acordo foi espontâneo. Depois, pedem que o executivo explique como entrou no processo de colaboração e, por fim, se está de acordo com as penas acertadas entre a defesa e o Ministério Público.

Ontem, o herdeiro e ex-presidente do grupo, Marcelo Odebrecht, foi ouvido em Curitiba. As audiências aconteceram simultaneamente em diferentes Estados. Na quinta-feira, por exemplo, foi a vez do patriarca Emílio Odebrecht ser ouvido em Salvador (BA), um dia após seu aniversário.

Em São Paulo, o prédio da Justiça Federal foi aberto no feriado de aniversário da cidade, na quarta-feira, para colher depoimentos de dez executivos. A audiência prévia à homologação é um procedimento considerado protocolar, adotado pelo gabinete de Teori em todas as delações que chegaram ao Supremo na Lava Jato. O Ministério Público Federal não participa dessa etapa.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Agência Estado

SEM CONDIÇÕES Sindicato dos Delegados do PR denuncia precariedade na estrutura da Polícia Civil

Atual vice-presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Paraná (Sidepol), Ricardo Casanova esteve à frente da Delegacia de Homicídios de Londrina de janeiro a novembro de 2016. Ele relembra a grande demanda recebida pela repartição especializada em crimes contra a vida. "Hoje a estrutura da Delegacia de Homicídios é ínfima perante a necessidade, que é gigantesca. A delegacia iniciou 2016 com 1,3 mil inquéritos policiais (para dois delegados). Até a minha saída, em novembro, havia de 850 a 900 ainda em cartório (em aberto)", explica Casanova. Uma das dificuldades, segundo ele, é a falta de policiais para investigar tantos casos.

"No período em que estive à frente da delegacia, havia apenas um delegado (a partir de agosto), dois escrivães e oito investigadores, sendo que todos ainda participavam de plantões. Fica impossível concluir satisfatoriamente tantos crimes. Por exemplo, começávamos a investigação de um caso, apareciam outros dois, cinco, 10, 20, 30, e não tínhamos mais condições de atender todos. Tudo isso, além de outros problemas, alimenta a insatisfação do profissional de segurança pública", comenta.

Segundo Casanova, a categoria sofre com a falta de reposição e contratação de policiais. "Via sindicato, temos a promessa da nomeação de 49 delegados para este ano. Pleiteamos ainda a abertura de concurso público para o cargo de escrivão. O número de cargos para delegado criados por lei é de 780. Temos no Paraná 380 cargos de delegados em aberto, hoje com apenas 400 na ativa. O Paraná tem a pior proporção de número de delegado por habitantes do Brasil. Em relação ao cargo de escrivão, temos 1,4 mil cargos, pelo menos 700 vagas em aberto. É urgente a abertura de um novo concurso público para este cargo, o que não ocorre desde 2010", detalha.


Para Casanova, a falta de estrutura policial colabora consideravelmente com o crescimento dos homicídios em Londrina e no Estado. "A PM, que desempenha um trabalho importantíssimo, realiza os flagrantes. Mas os números de crimes não diminuem. Você precisa desconstruir toda a cadeia da violência. Não basta colocar atrás das grades apenas a parte mais vulnerável do crime. Desta forma, o Estado não consegue desmantelar totalmente a quadrilha. O crime organizado e o tráfico de drogas, que são os maiores responsáveis pelos crimes, continuam agindo, crescendo e recrutando novos agentes", observa.

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária (Sesp) informou, por meio de nota, que "está trabalhando junto a outras secretarias de governo envolvidas, como a de Finanças e Administração, o chamamento de mais 40 delegados e também a abertura de novos concursos públicos para suas carreiras de profissionais – como a de escrivães". A pasta salienta ainda que aproximadamente 40% de todo o efetivo da Polícia Civil foi contratado durante o governo atual
Celso Felizardo e Paulo Monteiro - Grupo Folha

NOVIDADE Um ano após chacina, Sesp anuncia instalação de escritório de inteligência em Londrina

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária (Sesp) reconhece que alguns crimes cometidos em Londrina têm sido "motivo de preocupação". Para tentar frear a onda de violência, com assassinatos cometidos com armamento pesado e com características de crime organizado, a Sesp anunciou com exclusividade à FOLHA que o Departamento de Inteligência do Estado do Paraná (Diep) deve montar um escritório na cidade nas próximas semanas.

Segundo a Sesp, o grupo especializado tem foco no combate ao crime organizado, no trabalho de desmantelar facções criminosas e de coibir crimes de corrupção tanto dentro da polícia quanto em todas as esferas do poder público. Cabe ao Diep o planejamento, execução, coordenação, supervisão e controle das atividades de inteligência de segurança pública no Estado. "É este órgão que planeja e executa ações dirigidas para identificar ameaças reais ou potenciais contra a segurança do cidadão. O departamento também produz conhecimentos que dão subsídios às polícias para coibir a criminalidade", informa a Sesp.

De acordo com a assessoria de imprensa da pasta, a instalação de unidades do Diep no interior vai permitir que as polícias de diferentes regiões possam cruzar dados com mais facilidade e identificar criminosos que agem no Estado. A Sesp informa também que, paralelamente à atividade de inteligência, já começou a reforçar o trabalho preventivo e ostensivo da Polícia Militar, com a aquisição de viaturas e mais efetivo.

Motociclista sofre fratura exposta em perna após colisão com carro na área central de C. Procópio

Na tarde de sexta-feira (27), socorristas dos SIATE de Cornélio Procópio, com o apoio da equipe do SAMU, atenderam a um motociclista que ficou ferido após se envolver em uma colisão com um carro na Rua Marechal Deodoro, na esquina com a Rua Massud Amin, na área central da cidade.

De acordoo com o socorrista Antunes do SIATE, que estava acompanhado do socorrista Andrade Júnior, a vítima foi encontrada caída na via, com o capacete parcialmente retirado, estando à mesma consciente e orientado, apresentando uma grave fratura exposta em tíbia e fíbula da perna esquerda.

Segundo o socorrista, apesar do local ser de intenso fluxo de veículos, condutores e pedestres colaboraram durante o atendimento a vítima.

A vítima ainda conseguiu relatar que trafegava com sua moto pela Rua Marechal Deodoro em direção a Avenida XV de Novembro e um carro conduzido por um senhora, que seguia no sentido oposto, não reparando em sua presença, convergiu para entrar na Rua Massud Amim bruscamente, ocorrendo à colisão.

Após ser imobilizado, o motociclista foi encaminhado a Santa Casa para atendimento médico, finalizou o socorrista Antunes.

Trevo do Jardim Panorama faz novas vítimas em C. Procópio

Na tarde de sexta-feira (27), por volta das 15h30, socorristas do SIATE de Cornélio Procópio foram acionados para atenderem vítimas de acidente no Trevo do Jardim Panorama, onde uma pick-up Fiat/Toro colidiu na lateral de um Ford/Escort, deixando os ocupantes feridos.

De acordo com o socorrista Andrade do SIATE, que atendeu o acidente juntamente com o socorrista Andrade, tendo como apoio a equipe da Econorte, o condutor do Escort foi encontrado deambulando em torno do carro, reclamando de dores na região do tórax.

Sua esposa, que o acompanhava, ainda estava no interior do carro, apresentando dores em várias regiões do corpo, o que a impossibilitava de se mover.

O motorista da pick-up nada sofreu e relatou que seguia pela BR 369 em direção a Santa Mariana quando foi surpreendido pelo carro, que cruzou a sua frente para fazer o contorno, não dando tempo de ele frear, ocorrendo a forte colisão na lateral do automóvel, justamente no lado da passageira, informou Antunes.

Logo após ser retirada do carro com todo cuidado e segurança, a senhora foi imobilizada e encaminhada junto a seu esposo a Santa Casa, finalizou o socorrista.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Empresa é autuada por crime ambiental em São Sebastião da Amoreira

A equipe da Polícia Ambiental, posto de São Sebastião da Amoreira (41 Km de Cornélio Procópio), após receber diversas denúncias de que na região da estrada rural da Secção Bálsamo estaria ocorrendo crime ambiental de descarte irregular de resíduos de fossa séptica, de imediato realizou diligência no local informado e em contato com o proprietário da empresa Auto Fossa, que inclusive é reincidente neste mesmo ilícito.

Foi solicitada ao mesmo a licença do órgão ambiental e no momento, o mesmo não apresentou.

Em vistoria no local, a Polícia Ambiental verificou que se tratava de resíduos de esgoto, que foram despejados á céu aberto, às margens de uma rodovia.

Diante disso, foi solicitada a presença de fiscais do Instituto Ambiental do Paraná, do escritório regional de Cornélio Procópio (IAP/ERCOP), para providências administrativas e a Vigilância Sanitária do município de São Sebastiao da Amoreira, também para medidas administrativas, tendo em vista o local ser próximo ao ponto de ônibus usado por crianças e adultos.

Foi orientado então, o infrator, pelos fiscais do IAP, para que recolhesse novamente os resíduos ali despejados irregularmente e que fossem levados para a correta destinação de tratamento de esgoto mais próximo.

Ele ainda foi orientado que seja feito a retirada da parte do solo que possivelmente foi contaminado, além de comparecer no dia 31/01/17, munido de documentos da empresa e pessoais, a enfim ser lavrado os autos de infração ambiental e no mesmo dia, que se dirigir ao órgão de Vigilância Sanitária de São Sebastião da Amoreira para ser lavrado auto de infração por parte do município, cabendo à equipe Policial Ambiental, a confecção do Termo Circunstanciado de Infração, com base no Artigo 60 da Lei 9.605/98.

Vale salientar que a população da região do bálsamos, estava empenhada em pegar o infrator, porque o mesmo já estava a algum tempo despejando os resíduos pela região durante a noite, até que ele teve o azar de atolar o caminhão ao despejar as sujeiras no local impróprio.                

A Polícia Ambiental alerta a todos da região que caso saiba de casos de crimes como esse, favor entrar em contato no telefone da Ambiental para denúncias 3341-7733. (Com informações e fotos do Blog do Chaguinhas)

Homem com transtorno mental ameaça irmão com faca no Jardim Figueira, em C. Procópio

Na tarde de quinta-feira (26), em Cornélio Procópio, a Polícia Militar foi acionada para comparecer até um bar do Jardim Figueira, onde um indivíduo ameaçava clientes e o dono do estabelecimento.

De acordo com o SD Giorge, que atendeu a ocorrência juntamente com a SD Vanessa e o SD Sotero, ao chegar aso local à equipe entrou em contato com o dono do bar, que passou a relatar que seu irmão, que sofre transtornos mentais, queria consumir bebidas alcóolicas e como não teve o pedido atendido, passou a ameaçá-lo com uma faca, além dos demais clientes do estabelecimento.

Segundo o policial militar, o acusado não estava mais no local, mais foi logo encontrado em uma praça em frente ao estabelecimento, sendo este logo abordado, estando o mesmo tranquilo, obedecendo às ordens da equipe, que encontraram com ele uma pequena faca de cozinha.

Diante do fato, as partes envolvidas foram encaminhadas a sede da PM na 1ª companhia, onde foi lavrado um Termo Circunstanciado, sendo a vítima orientada quanto aos procedimentos que dever seguir junto a Justiça, visto que relatou que não suporta mais o comportamento do irmão, finalizou o SD Giorge.

CREMESP ESTÁ INVESTIGANDO Conselho de Medicina investiga vazamento de exames de mulher de Lula

O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) instaurou uma sindicância para apurar o vazamento de imagens dos exames da ex-primeira-dama Marisa Letícia Lula da Silva, internada desde terça-feira por causa de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). O hospital Assunção, em São Bernardo do Campo, também instaurou sindicância e afastou profissionais envolvidos no atendimento a Marisa Letícia.

Fotos e imagens em vídeo dos exames da ex-primeira-dama circulam desde o dia da internação nas redes sociais. Segundo fontes médicas, as imagens correspondem às da tomografia à qual Marisa foi submetida no hospital Assunção, em São Bernardo do Campo, onde recebeu o primeiro atendimento antes de ser transferida para o hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde continua internada.

O Sírio divulgou uma nota no início da noite de ontem na qual afirma que as imagens não saíram do hospital. "A instituição zela pela privacidade de seus pacientes e repudia a quebra de sigilo médico por qualquer profissional de saúde", diz a nota.


O hospital Assunção, também por meio de nota, afirmou que repudia o vazamento e também tomou providências. "O hospital esclarece que tão logo tomou conhecimento do evento, imediatamente instaurou sindicância interna para apuração dos fatos, tendo suspendido e afastado os envolvidos na investigação até a sua conclusão", diz a nota.

Segundo o Cremesp, um dos objetivos da sindicância é averiguar se houve participação de médicos no vazamento. "A apuração pode apontar se a divulgação de dados clínicos teve a participação de médicos ou se era do conhecimento da diretoria técnica ou clínica da instituição. De acordo com o Código de Ética Médica, é vedado ao médico 'permitir o manuseio e 'o conhecimento dos prontuários por pessoas não obrigadas ao sigilo profissional quando sob sua responsabilidade'. Também não é permitido "liberar cópias do prontuário sob sua guarda, salvo quando autorizado, por escrito, pelo paciente, para atender ordem judicial ou para a sua própria defesa"' esta última em situação de sindicância ou processo ético-profissional", diz o Cremesp.

Segundo médicos do Sírio, a situação de Marisa Letícia ainda é grave mas continua estável desde a madrugada de terça-feira. Depois de passar por uma cirurgia para estancar a hemorragia no cérebro causada pelo rompimento de um aneurisma diagnosticado há mais de 10 anos, a ex-primeira-dama foi submetida a um segundo procedimento que consiste na utilização de um catéter para reduzir a pressão intracraniana.
Desde então Marisa Letícia está em coma induzido. Os sedativos serão mantidos pelo menos até sábado, segundo fontes médicas.

27/01/2017 08:01 COMÉRCIO Japão demonstra apreensão com impacto de tensões comerciais entre EUA e México

O Japão acompanha com apreensão o aumento das tensões comerciais entre Estados Unidos e México e se prepara para possíveis efeitos em sua economia, afirmou o secretário-chefe do gabinete japonês, Yoshihide Suga.

"Vamos continuar monitorando de perto como tal política poderá afetar empresas japonesas que operam no México", disse Suga, durante coletiva.

O comentário veio após a Casa Branca sugerir ontem que os EUA poderão taxar as importações mexicanas em 20% para financiar a construção de um muro ao longo da fronteira com o México.



Suga ressaltou que a proposta ainda não foi definida e preferiu não especular sobre suas implicações, como se a questão será discutida em uma reunião esperada entre o presidente dos EUA, Donald Trump, e o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe.

O Japão é um grande investidor no México e várias de suas montadoras operam no país e exportam para os EUA sem pagar impostos. O México integra o Acordo de Livre Comércio da América do Norte (Nafta, na sigla em inglês), ao lado de EUA e Canadá.

Entre montadoras japonesas, a Nissan tem a maior presença no México. A produção local da Nissan atingiu 830 mil veículos no ano até março de 2016, o equivalente a 16% de seu resultado global, segundo o JPMorgan.

Já a Mazda fabricou 214 mil veículos no México no mesmo período, 14% de sua produção mundial, de acordo com o JPMorgan.

DE OLHO NO TRÂNSITO Detran do Paraná lança nova plataforma com materiais educativos

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) lançou um novo site educativo, mais moderno e de fácil navegação, para todas as idades. Nele, o usuário pode ter acesso às ações e projetos, materiais didáticos, agenda de cursos e palestras da autarquia. O acesso é na página www.detran.pr.gov.br, na aba 'Educação para o Trânsito'.

"O site ganhou novo visual e tem conteúdo vasto e atualizado que permite que gestores públicos, pesquisadores, estudantes e população em geral tenham acesso às cartilhas, jogos, folders, além de informação sobre nossos programas", explica o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

A supervisora do setor de gestão pedagógica da Coordenadoria de Programas Educativos para o Trânsito (Copet), Caroline Andreatta, que coordenou o processo de reestruturação do site, conta como foi o processo. "Trabalhamos cerca de um ano e meio na reformulação. Pensamos no layout, buscamos novas informações e revisamos todos os textos. O Código de Trânsito Brasileiro está em constante mudança e é nosso dever acompanhar e trazer para o cidadão a informação de uma maneira mais descomplicada.", explica.


Conteúdo

Agora, o site educativo é voltado para todos os agentes do trânsito: pedestres, condutores, passageiros, ciclistas e motociclistas. No menu "matérias para impressão" é possível fazer o download de apostilas para alunos do ensino fundamental e médio. Flyers sobre segurança no trânsito, transporte de animais, guia de bolso para ciclista, regularização para motofretista entre outros, também podem ser consultados.

Além do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) atualizado, outros temas que fazem parte da segurança viária estão disponíveis, como por exemplo: a Convenção Internacional sobre Trânsito Viário, a Constituição Federal, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, o Código Penal e a Sinalização de Trânsito. A página traz também monografias, dissertações e sugestões de leitura.
Agência Estadual de Notícias
com

INVESTIGAÇÃO Polícia deflagra operação 'dinheiro sujo' no Paraná e Santa Catarina

A Polícia Militar e a Civil do Paraná e Santa Catarina deflagraram na madrugada desta sexta-feira (27) a Operação 'Dinheiro Sujo' para prender uma quadrilha que pratica explosão de caixas eletrônicos, lavagem de notas, falsificação de documentos e fraudes na venda de imóveis.

A ação é coordenada pelo Departamento de Inteligência do Estado do Paraná (Diep). Desta forma, ao todo, 28 mandados de prisão e outros 40 de busca e apreensão foram realizados. No Estado do Paraná, a operação foi feita em Curitiba, São José dos Pinhais, Ibiporã e Guaratuba.

Conforme informações da Diep, as investigações tiveram início em junho de 2016 para tentar identificar criminosos responsáveis por ataques a caixas eletrônicos. Na ocasião, descobriram a quadrilha com atuações em diversos segmentos.

Esposa de Romanelli explica saída

Após quase dois anos à frente da superintendência da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Fabiana Campos deixará o cargo na próxima terça-feira (31).

Ao contrário do que tem sido noticiado, a superintendente afirmou em entrevista que sua saída não tem relação com as medidas adotadas pelo governo Beto Richa para a educação, como o ajuste na hora-atividade dos professores, mas sim a um convite que recebeu para assumir outro projeto dentro do governo do estado. Fabiana é casada com o deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB), líder do governo na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

“A partir de 1º de fevereiro parto para um novo desafio profissional em uma área mais voltada à tecnologia. Está sendo criada uma nova área para tratar a gestão dos lodos das estações de tratamento de esgoto para que, o que hoje é um problema, vire matéria-prima para a cogeração de energia a partir do biogás”, conta.

Fabiana não adiantou, no entanto, a pasta ou área do governo em que tal projeto será tocado. “Ainda vamos montar o projeto para ver como irá se desenvolver isso”, acrescenta.

Sobre os rumores de que sua saída seria motivada pela discordância com relação às medidas adotadas pelo governo, Fabiana afirma que eles não passam de “fofoca”. “Eu componho a equipe deste governo desde 2013. Participei de todo o processo do fortalecimento da educação do Paraná e de todas as decisões que foram tomadas. A decisão [pela saída] já havia sido tomada, inclusive, antes do lançamento das medidas [de ajuste da hora-atividade e distribuição das aulas para os professores]”, acrescenta.

Ainda segundo Fabiana, o nome de seu substituto na superintendência já está definido, mas ela não o adiantou à reportagem. Procurada, a assessoria de Imprensa da Secretaria de Educação (Seed) informou que o anúncio oficial sobre a saída da superintendente e o nome de quem irá assumir o cargo será realizado na próxima segunda-feira (30)(Texto:Sharon Abdalla/GP/Foto: Arquivo npdiario).

Operação prende ladrões de postos de combustível

Operação conjunta das polícias militar e civil deu cumprimento de mandado judicial em Quatiguá nesta quinta-feira,dia 26, e prendeu dois acusados de serem os marginais que cometeram os recentes roubos de postos de combustíveis de Siqueira Campos,Quatiguá e Santo Antônio da Platina.

No vídeo, é possível ver a ação rápida e “profissional” dos bandidos.
O mandado de prisão foi expedido pelo juízo da comarca de Siqueira Campos.
O modus operandi foi o mesmo nos assaltos.
Elvis dos Santos Cunha(foto) tentou fugir por meio de uma mata sendo necessária utilização de força e algemas, dando empurrões e visivelmente alterado e Douglas de Oliveira Bonardi(foto) que não reagiu.

Ambos estavam sendo monitorados há vários dias e agora estão à disposição da Justiça.

Palestra gratuita com Christiane Pelajo na Unopar segunda-feira

A partir da próxima segunda-feira dia 30, os polos da Unopar Ibaiti e Santo Antônio da Platina realizarão uma série de palestras com profissionais renomados e temas relevantes. Os eventos fazem parte do Programa Aprimorar, que visa ampliar o acesso ao conhecimento e qualificar pessoas das comunidades em que a Unopar está presente.

 A palestra inicial é com a jornalista da Globo News, Christiane Pelajo(foto), que vai trazer reflexões acerca do sucesso profissional através dos estudos.
As palestras serão transmitidas pelo sistema EAD da Unopar de São Paulo, e contará com a emissão de certificados de 2 horas para cada palestra. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até dia 29(próximo domingo) no site: (http://bit.ly/CursosUnopar ), as vagas são limitadas.

Para Andréa Dib, diretora dos polos, “esse também é o papel de uma universidade, abrir suas portas para a comunidade, e compartilhar conhecimento”.

Segundo ela, “ao invés de deixarmos toda nossa estrutura parada neste período de férias, iremos ofertar conhecimento de forma gratuita a todos aqueles que desejam melhorar ou atualizar seus conhecimentos”.

Confira abaixo o cronograma de palestras:
– 30/Jan – 19h às 21h30
Trajetória e o sucesso profissional através dos estudos – Palestrante: Christiane Pelajo.

– 31/Jan – 19h às 21h30
A importância do network e como se destacar no mercado de trabalho – Palestrante: Edgard Pitta de Almeida

– 01/Fev – 19h às 21h30
A importância do trabalho em equipe – Palestrante: Ana Vasconcelos

– 02/Fev – 19h às 21h30
Aprenda a organizar suas Despesas Pessoais – Palestrante: Marilú Rodriguez e Rodrigues

– 03/Fev – 19h às 21h30
Os melhores meios de procurar emprego – Palestrante: Norma Thuha

Para mais informações entre em contato com: Unopar Ibaiti, fone 43 3546-2521 ou Unopar Santo Antônio da Platina fone 43 3534-7399.

Temporal em Conselheiro Mairinck

Devido as chuvas em Conselheiro Mairinck e nas imediações do município houve inundação  principalmente em residências e estabelecimentos comerciais localizados próximos ao Ribeirão Vermelho, que corta a cidade.
Por volta das 18h30m desta quinta-feira, dia 26,a zona urbana foi atingida por chuvas fortes,algumas barragens de represas se romperam e a água atingiu o ribeirão aumentando muito o volume.
Até por volta das 23h30m informações davam conta que várias residências ainda continuavam inundadas e a água não diminuiu.
O prefeito de Conselheiro Mairinck, Alex Sandro Pereira Costa Domingues(DEM) visitou as residências invadidas pelas enchentes e se colocou à disposição.
O corpo de bombeiros e Defesa civil também deram suportes às famílias que sofreram com perdas e danos materiais.
A BR-153 ficou inundada nas imediações do restaurante do Gaúcho onde uma represa vazou.
Ninguém ficou ferido(Texto Ilton Inácio/Especial para o npdiario).

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

ESPÍRITO ESPORTIVO Com público pequeno no Rio, Brasil bate Colômbia no jogo em tributo à Chapecoense

Desde que o Jogo da Amizade foi anunciando, no fim do ano passado, o técnico Tite vinha dizendo que o resultado do campo era o que menos importava. Havia um propósito nobre na partida entre Brasil e Colômbia - arrecadar fundos para os familiares das vítimas do voo da Chapecoense e agradecer o carinho dos colombianos em meio à tragédia. O aspecto solidário da partida foi alcançado, mas faltou torcida nas arquibancadas do Engenhão, nesta quarta-feira à noite, e um pouco de futebol dentro de campo.

Ao todo, 18.695 pessoas foram ao estádio da zona norte do Rio assistir a seleção brasileira vencer a Colômbia por 1 a 0. Muitos clarões puderam ser vistos no remodelado estádio utilizado pelo Botafogo, algo bem diferente do que acontece nos jogos válidos pelas Eliminatórias da Copa, nos quais a torcida geralmente comparece em peso.

O público presente fez sua parte. Antes do jogo, com as luzes do estádio apagadas e apenas com um grande símbolo da Chapecoense iluminado no gramado, os torcedores aplaudiram de pé os jogadores Alan Ruschel, Neto e Jackson Follman, do time catarinense, e o radialista Rafael Henzel, todos sobreviventes do desastre aéreo. Eles receberam uma homenagem dos chefes de delegação de Brasil e Colômbia e cantaram juntos os hinos nacionais.



Quando a bola rolou, o que se viu foi uma seleção diferente da habitual e sem muita inspiração. Formado apenas por atletas que atuam no País, com um único treino preparatório e com jogadores ainda longe de sua melhor forma física, o Brasil foi um time burocrático, que optou por toques curtos e pouca verticalidade. Nem de longe foi o time que devolveu o encanto à torcida no segundo semestre do ano passado.

Tite sabia que seria dessa forma, mas aproveitou a partida com a Colômbia para observar mais de perto o comportamento de jogadores que poderão fazer parte do grupo para as próximas partidas das Eliminatórias.

Dois deles se destacaram. Lembrado por Tite em entrevistas no ano passado, o zagueiro gremista Pedro Geromel foi titular durante toda a partida e demonstrou a segurança habitual, além de dar qualidade na saída de jogo do Brasil.

ESPECIALIZAÇÃO A DISTÂNCIA Governo do Estado oferece bolsa de R$1,9 mil para estudantes de Gestão Pública

Estão abertas as vagas para o Processo Seletivo para o Programa de Residência Técnica, do Governo do Estado, que prevê a oferta de um Curso de Especialização em Gestão Pública. O curso tem ênfase em Sistema Único da Assistência Social, direitos humanos e cidadania e planejamento e avaliação de políticas sociais. O programa é operacionalizado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

É ofertada a atuação em uma secretaria estadual, na condição de residente técnico, com uma carga horária semanal de 30 horas. O residente técnico selecionado receberá pelo seu trabalho, além da gratuidade do curso de especialização, uma bolsa-auxílio, no valor de R$ 1.900,00 por mês.

O curso será ministrado no período de março de 2017 a março de 2019, na modalidade a distância, com carga horária de 500 horas, incluindo módulos básico e específico e Trabalho de Conclusão de Curso.


Áreas

As vagas são para as seguintes áreas de graduação: Serviço Social, Psicologia, Estatística, bacharel em História, bacharel em Letras, Direito, Ciências Contábeis, Administração, Pedagogia,Ciências Econômicas, Jornalismo ou Comunicação Social (com habilitação em jornalismo) e Tecnologia da Informação (Informática, Engenharia de Computação).

Justiça

Cerca de 40 das vagas para residente técnico estão destinadas à Secretaria de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos. Os candidatos aprovados poderão exercer as atividades de residente nos departamentos de Direitos Humanos, de Atendimento Socioeducativo, de Proteção ao Consumidor (Procon), do Trabalho, na Escola de Educação de Direitos Humanos e, ainda, nos setores administrativos da Secretaria.

As inscrições para o curso devem ser feitas até o dia 02 de fevereiro de 2017, exclusivamente pela internet, com o preenchimento on-line no site www.cps.uepg.br/externos. Mais informações, acesse www.sistemas.cps.uepg.br/restec_2017/
Agência Estadual de Notícias

NO JARDIM CAIÇARAS Prefeitura de Londrina testa viabilidade de luminárias de LED

Nesta semana, para fins de teste, a Gerência de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP) instalou três luminárias de LED na Rua Presidente Costa e Silva, no Jardim Caiçaras. O objetivo é aferir a luminosidade e o consumo, através de medidor próprio, e verificar a viabilidade desta nova tecnologia.

A expectativa é que, futuramente, as luminárias sejam deslocadas para outros espaços, conferindo mais qualidade para a iluminação pública e economia para o Município.

Além das luminárias de LED, a Gerência de Iluminação Pública também substituiu lâmpadas de mercúrio. No entorno da Praça dos Três Poderes elas foram trocadas por lâmpadas metálicas, beneficiando as Ruas Parigot de Souza, Anísio Rigioli e Presidente Costa e Silva. E em vários trechos da Avenida Waldemar Spranger houve a substituição por lâmpadas de sódio. Com esta melhoria foram feitos mais de 180 pontos de iluminação pública na cidade.



Simultaneamente, a Prefeitura contratou a Companhia Paranaense de Energia (Copel) para concluir obras de implantação e expansão de rede de baixa tensão para iluminação pública. Na Avenida Terras de Santana, entre a Rua Luiz Lerco e a Rua Paulo Cesar Braga Abelha, a obra de expansão de rede foi concluída e as luminárias já foram instaladas.

Os trabalhos também atenderam as seguintes avenidas: Abraham Lincoln, entre as ruas Nelson Roversi Forattini e Alvízio Jarreta; Waldemar Spranger; Inglaterra, entre a Rua Frederico Balan e Avenida Dez de Dezembro; Portugal, em diversos trechos; Anália Franco, em frente ao Lar Anália Franco; e na marginal da Avenida Dez de Dezembro, no cruzamento de acesso à Avenida Inglaterra. As obras foram realizadas ainda nas ruas Canudos, entre a Rua Guararapes e a Avenida Juscelino Kubitschek; Indalécio Quiles; e Leopoldino José Teixeira, entre Avenida da Maratona e Rua da Ginástica Olímpica.

Segundo o gerente de Iluminação Pública da SMOP, Fábio Simões Prado, novas implantações já estão agendadas, incluindo a Rodovia Carlos João Strass e Avenida Saul Elkind, na interligação com Ibiporã. "A Prefeitura retorna ao contribuinte os valores da contribuição de Iluminação Pública (COSIP) na forma de prestação de serviços, como essas obras de melhoria e implantação. São investimentos que trazem mais segurança e conforto para os usuários das vias da cidade."
Redação Bonde com N.Com
com

ANIMAL INVADIU PISTA Professora morre em acidente entre carro e caminhão no Norte Pioneiro

Uma mulher identificada como Eliana Maria Baggio da Silva, 64 anos, morreu na noite desta quarta-feira (25) após um acidente que deixou mais três pessoas feridas na PR-431, entre Jacarezinho e Ribeirão Claro, no Norte Pioneiro. De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o motorisa do carro onde a professora estava bateu de frente ao tentar desviar de uma vaca que tinha invadido a pista.

O Ford Cargo, com placas de Santo Antônio da Platina, caiu em um barranco. O condutor sofreu escoriações leves e foi atendido pelas equipes médicas. A situação mais grave era do motorista do Toyota, que chegou a ser encaminhado em estado grave a um hospital de Jacarezinho.

A vaca que teria provocado o acidente foi encontrada embaixo do caminhão. O trânsito ficou interditado nos dois sentidos da rodovia, que não é duplicada.


Redação Bonde

INVESTIGAÇÃO PF deflagra mais uma fase da Lava Jato; empresário Eike Batista é um dos alvos

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta-feira (26) a Operação Eficiência, que cumpre seis mandados de prisão preventiva, quatro de condução coercitiva e 22 buscas e apreensão no Rio de Janeiro. O empresário Eike Batista, dono do grupo EBX, é um dos alvos do mandado de prisão, mas ainda não foi localizado.

A Operação Eficiência é uma nova fase da Lava Jato. A Polícia Federal informou que ainda não pode dar detalhes porque os mandados estão sendo cumpridos neste momento.

As pessoas que são alvo de condução coercitiva serão levadas para a Polícia Federal no Rio de Janeiro. Esta é a primeira fase da Lava Jato este ano.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Caminhão avança preferencial e atinge carro nos arredores da área central de C. Procópio

No início da tarde de terça-feira (24), em Cornélio Procópio, uma colisão entre veículos foi registrada no cruzamento entre as ruas Bandeirantes e Piauí, próximo à área central da cidade, por volta das 12h30.

De acordo com informações, um caminhão baú não viu a placa de preferencial e avançou a rua, colidindo em um veículo Fiat/Bravo.

Por sorte ninguém ficou ferido, mas a motorista do automóvel precisou ser encaminhada a um hospital por ter ficado nervosa com a situação.

Em C. Procópio, moto é roubada no Jardim Panorama

De acordo com informações, na madrugada de quarta-feira (25), em Cornélio Procópio, dois meliantes armados tomaram de assalto um moto Yamaha XJ6 N, ano 2011/2012, de cor preta e placa FAY 3749, de Santa Mariana e fugiram, tomando sentido ignorado.

O fato aconteceu na Avenida dos Cravos, no Jardim Panorama por volta da 1h30.

A Polícia Militar foi acionada, realizando diligências por toda a cidade, porém sem êxito de encontrar aos assaltantes ou o veículo.

A PM de Cornélio Procópio repassou a informação do roubo e as características da moto para toda a rede que integra a cidades pertencentes ao 18º Batalhão e espera que o veículo seja logo recuperado e os assaltantes presos.

SEGUE INTERNADA Marisa Letícia passa por cirurgia e está em tratamento intensivo em SP

Boletim Médico divulgado pelo hospital Sírio-Libanês na noite de hoje (24) informou que Marisa Letícia Lula da Silva, esposa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, irá continuar em tratamento intensivo por tempo indeterminado.

Ela deu entrada no hospital com uma hemorragia cerebral em razão da ruptura de um aneurisma. De acordo com o Sírio-Libanês, ela passou por uma cirurgia endovascular – cateterismo – para o fechamento do aneurisma.

"A paciente Marisa Letícia Lula da Silva deu entrada no Hospital Sírio-Libanês na tarde desta terça-feira com hemorragia cerebral por ruptura de um aneurisma. Foi imediatamente submetida a um atendimento de emergência, seguido de cirurgia endovascular (embolização) e oclusão do aneurisma. Deverá seguir em tratamento intensivo por tempo indeterminado", diz o texto do boletim.


A ex-primeira-dama está sendo tratada pelas equipes dos médicos Roberto Kalil Filho, Milberto Scaff, Marcos Stávale e José Guilherme Caldas.
Agência Brasil

VAGA ABERTA Aécio apoia Moraes no STF, mas diz que indicação não é 'questão partidária'

O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), defendeu nesta terça-feira, 24, o nome do ministro da Justiça, Alexandre de Moraes - filiado ao partido -, para a vaga do ministro do Supremo Tribunal Federal Teori Zavascki, morto em acidente aéreo na semana passada em Paraty (RJ). Aécio, no entanto, disse que indicações para o cargo não são atribuição de presidentes de partidos. A nome de Moraes é defendido por pelo menos seis siglas da base aliada do governo Michel Temer.

"O ministro Alexandre é extremamente qualificado, respeitado, tem todas as qualidades para ser ministro do STF, mas essa não é uma questão partidária", afirmou o senador em Belo Horizonte. Na capital mineira, o tucano se reuniu com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e anunciou o apoio do PSDB à reeleição de Maia.

"É equívoco buscarmos apoio em partidos políticos para o futuro ministro do STF", disse Aécio. "Tenho convicção de que o presidente Michel Temer escolherá o melhor nome para compor o Supremo", finalizou. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Agência Brasil

ALTERAÇÕES INADEQUADAS Ministério Público do Trabalho condena reforma trabalhista

Antonio Augusto/PGR - Ronaldo Fleury, procurador-geral do TrabalhoO Ministério Público do Trabalho (MPT) afirmou nesta terça-feira, 24, que são "inconstitucionais" as mudanças na legislação trabalhista propostas pelo governo federal, que tramitam no Congresso. O estudo, elaborado por 12 procuradores do Trabalho, pede a rejeição por completo de dois projetos de lei e a alteração na redação de outros dois.

Para os procuradores, as mudanças contrariam a Constituição Federal e as convenções internacionais firmadas pelo Brasil. Além de gerarem insegurança jurídica, têm impacto negativo na geração de empregos e fragilizam o mercado interno.

Ao final da reunião do MPT com centrais sindicais, associações que atuam no âmbito da Justiça do Trabalho e outras entidades, os integrantes assinaram um documento, intitulado "Carta em defesa dos direitos sociais". O texto de duas páginas teve, segundo o MPT, a assinatura de 28 entidades, entre elas, a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Força Sindical e a Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho (Anamatra).


O texto diz que "é da maior importância que as propostas não tramitem sem que seja promovido um grande e profundo debate com toda a sociedade". Segundo o documento, todas as entidades concordaram que não pode haver discussão em regime de urgência dessas propostas. "Foi deliberado que haja uma prévia discussão à tramitação destas propostas", afirmou o procurador-geral do trabalho, Ronaldo Fleury.

Outra resolução da reunião foi a criação do Fórum de Defesa do Direito do Trabalho. "Se há necessidade ou não de alteração da CLT, que haja efetiva participação da sociedade nessas discussões. O fórum está sendo criado hoje e a partir daí a ideia é que possamos discutir com o governo, o Legislativo e o Judiciário sobre as reformas", afirmou.
O procurador-geral do Trabalho disse também que "o intuito não é qualquer atuação político-partidária, mas, sim, a atuação na defesa dos direitos sociais e na defesa dos direitos dos trabalhadores".

As quatro notas técnicas que compõem o estudo do MPT abordam a prevalência do negociado sobre o legislado, a flexibilização da jornada, o regime de tempo parcial, a representação de trabalhadores no local de trabalho, a terceirização da atividade-fim, o trabalho temporário e a jornada intermitente. Segundo o texto dos procuradores, tudo isso está sendo "imposto de forma a provocar um grande desequilíbrio nas relações entre empregados e empregadores no país".

Os dois projetos que os 12 membros do MPT querem ver descartados são o PL 6787/2016, que, segundo os procuradores, impõe a prevalência do negociado sobre o legislado, e do PLS 218/2016, que permite a terceirização da atividade-fim por meio do chamado "contrato de trabalho intermitente".
Agência Estado


NORTE PIONEIRO Com salários atrasados há cinco meses, professores entram em greve em faculdade de Cornélio Procópio

Quem trabalha como docente na Faculdade Dom Bosco, em Cornélio Procópio, no Norte Pioneiro, está bem insatisfeito. O problema é que os professores estão sem receber os salários desde agosto do ano passado. Sem avanços na negociação, os profissionais optaram em deflagrar greve geral a partir desta terça-feira (24), medida apoiada pelo Sindicato dos Profissionais das Escolas Particulares de Londrina e Norte do Paraná (Sinpro).

De acordo com o diretor do sindicato, Luiz Fernando Cunha, as irregularidades também foram registradas com a falta de recolhimento do FGTS, pagamento de férias e 13º. Além disso, a acusação é de que a faculdade teria descumprido acordos já fechados para o parcelamento de dívidas e a firmação de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado com o Ministério Público em maio de 2016.

O Sinpro já informou que os professores só vão retornar ao trabalho assim que os pagamentos forem efetuados. Uma mobilização em frente à Dom Bosco deve acontecer nos próximos dias. A reportagem não conseguiu contato com a direção da faculdade.


Rafael Machado - Redação Bonde

NA VILA NOVA Quatro são presos com revólver após perseguição no centro de Londrina

Três jovens e um adolescente de 17 anos que estavam em um I30 fugiram da Polícia Militar durante a noite desta terça-feira (24) por várias ruas da região central de Londrina. A perseguição só terminou depois que o carro bateu no canteiro do cruzamento das avenidas Duque de Caxias com Brasília.

Na revista realizada no interior do veículo, os policiais encontraram um revólver calibre 32. Nenhum dos presos quis assumir a posse da arma. O I30 não tinha queixas de roubo ou furto.

O grupo foi encaminhado ao 4º Distrito Policial.

APÓS PASSEATA Moradores se unem para instalar câmeras de segurança em bairro da zona norte

WhatsApp/Segurança Sta MônicaVocê tem algum problema no seu bairro? A editoria "Seu Bairro no Bonde" é um espaço para que moradores de Londrina e região possam expor demandas que já tenham sido comunicadas aos órgãos públicos, mas que não foram solucionadas por vias normais.

Para participar é bem fácil. É só enviar uma foto ou vídeo em forma horizontal para o WhatsApp do Bonde (99124-1630).

Os moradores do jardim Santa Mônica, na zona norte de Londrina, realizam assembleias constantemente na Associação de Moradores do bairro, justamente com o objetivo de pensar e viabilizar maneiras de melhorar a segurança na região. A falta de segurança não é uma novidade.


Cansados de lidar com situações de furtos, roubos e outras ocorrências relacionadas, há anos os moradores discutem sobre a instalação de câmeras de segurança nas treze ruas e uma avenida no jardim Santa Mônica. Mas segundo o presidente da associação dos moradores, Jorge Custódio, o custo dificultava.
Após a passeata realizada no dia 3 de novembro do ano passado, convidamos algumas empresas do setor para falar sobre segurança em nossas reuniões. Foi aprovado o projeto apresentado por uma dessas empresas, que faz locação de câmeras pelo período de dois anos. O custo abaixou bastante e o pessoal aprovou a instalação de 20 câmeras", explica. 

Primeiramente, o custo dessas 20 câmeras será dividido em 35 moradores (residências) no valor de R$ 25 por mês. Além das câmeras, placas, alarmes de pânico e sirenes também serão colocados. A previsão é de que até o final do mês, uma rua já receba as câmeras. E para dar continuidade ao projeto, de acordo com Custódio, foram formadas comissões de segurança de cada rua do bairro. Em breve, mas uma rua vai receber câmeras. "Na reunião estavam representantes de 11 ruas do jardim Santa Mônica", ressalta. Nesta terça-feira (24), mais um contrato foi assinado e mais uma rua vai receber as instalações das câmeras. 

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Em C. Procópio, jovem provoca confusão e enfrenta policiais no “Alto do Cristo”

De acordo com a Polícia Militar de Cornélio Procópio, por volta das 0h45 da madrugada de sábado (21), a PM recebeu informações que na Praça Pio XII, que circunda o Monumento ao Cristo Rei, havia vários indivíduos em atitude suspeita, inclusive com grande possibilidade de estarem armados.

 Rapidamente equipes policiais se dirigiram para o local com intuito de realizar a abordagem dos suspeitos, identifica-los e proceder à busca pessoal, objetivando a restabelecer a tranquilidade das pessoas que frequentavam o principal ponto de lazer e turismo da cidade.

Logos que a primeira viatura policial chegou ao local, justamente onde fora indicado na denúncia, os PMs foram hostilizados por indivíduos bastante conhecidos no meio policial, por apresentarem vários registros policiais.

Segundo a PM, ao ser anunciada a abordagem, todos os indivíduos acataram de imediato, porém um adolescente de 16 anos, além não obedecer às ordens emanadas, ainda passou a incitar os demais a partirem para cima dos policiais por estarem em maior número, fazendo referência aos acontecimentos atuais do crime organizado, em que vitimaram vários detentos.

Posteriormente começou a proferir xingamentos para a equipe PM, além de desferir diversas ameaças, contra a vida dos policias e familiares.

Quando foi cientificado da sua apreensão, este investiu intempestivamente contra os policiais, obrigando o uso de força física para conte-lo e encaminha-lo.

Já na sede da PM, o adolescente ainda se encontrava bastante agressivo e continuava com as ameaças endereçadas aos policias e seus familiares, chegando ao ponto tentar empreender fuga, sendo novamente capturado na rua que margeia o plantão policial.

Sua genitora esteve na unidade policial e acompanhou todo o procedimento, ficando aterrorizada com o comportamento do filho, que mesmo com a sua presença, intervindo de forma verbal e física, continuava a ameaçar os policiais que se encontrava no plantão, mesmo aqueles que não participaram de sua apreensão.

Posteriormente, o adolescente apreendido foi transportado a 11ª SDP no compartimento destinado aos presos a fim de garantir a integridade da equipe policial e inclusive a sua, uma vez que se encontrava totalmente alterado, demonstrado por cabeçadas e chutes no “camburão”, que resultaram em dano no patrimônio público e antes de apresentar na delegacia de Polícia Civil, foi disponibilizado ao adolescente atendimento medico hospitalar, objetivando uma apuração mais detalhada ou aprofundada das lesões provocadas pelo gerenciamento da ocorrência, informou a PM

Ainda de acordo com a PM, com relação ao indivíduo que teria motivado toda a ação, o qual possivelmente estaria armado, os policiais apuraram que este se escondeu em uma das lanchonetes o terminal turístico e empreendeu fuga em uma motocicleta de cor vermelha, desenvolvendo alta velocidade pela Avenida XV de Novembro sentido centro.

Homem é detido após furtar cadeiras de plástico de igreja em Ibaiti

Um homem foi detido após furtar nove cadeiras de plástico do Santuário Sagrado Coração de Jesus no domingo (22), em Ibaiti (108 Km de Cornélio Procópio).

A Polícia Militar encontrou o suspeito e o conduziu à delegacia da Polícia Civil, mas foi liberado por constatar que tem problemas mentais.

Ele já havia vendido três cadeiras para outra pessoa por R$ 15,00 e nesta situação, ele também foi encaminhado para a delegacia e liberado em seguida. (Com informações do site Informe Policial)

Em Jacarezinho, adolescente fica com faca cravada na cabeça após briga com companheiro

Uma adolescente de apenas 15 anos ficou com uma faca de serrinha cravada na cabeça depois de um desentendimento com o companheiro por dívida com a mãe da adolescente, em Jacarezinho (90 Km de Cornélio Procópio)

Segundo o que a vítima contou aos policiais, o companheiro se desentendeu com ela depois que sua mãe foi cobrar uma dívida dele.

 A adolescente foi levada para o Pronto Socorro onde recebeu atendimento para a retirada da faca. A princípio a vítima não corre risco de morte e há informações que teria sido levada para Londrina.

O caso aconteceu no início da madrugada de domingo (22), mas o crime teria acontecido na manhã de sábado, no Jardim Paraíso. (Redação e foto Portal JNN)

Jovem sofre tentativa de homicídio e tem carro incendiado após procurar ex-namorada na Vila São Pedro, em Bandeirantes

De acordo com a Polícia Militar de Bandeirantes (32 KM de Cornélio Procópio), na madrugada de segunda-feira (23), por volta da 1h30, após solicitação, a equipe da Rádio Patrulha se deslocou até a Rua Antônio Benedito Miranda, próximo a igreja, onde em contato com o solicitante, este passou a relatar que foi ate a Vila São Pedro a fim de reatar com sua ex-namorada.

Segundo a vítima, ao chegar ao local, o mesmo a garota com outro rapaz, este não sabendo informar de quem se tratava, onde ele acabou entrando em vias de fatos com o indivíduo, que se apossou de uma arma de fogo, disparando contra ele e no intuito de escapar, correu para as margens do Rio das Antas, deixando para trás seu veículo, um VW Gol 1.6, de cor branca, além de seu amigo, que veio da cidade de Cornélio Procópio, juntamente com o mesmo.

Após ouvirem o rapaz, os policiais foram até o local informado por ele onde teriam ocorrido os disparos e se depararam com seu carro completamente destruído pelo fogo.

Rondas foram efetuadas e abordagens no intuito de encontrar o indivíduo que teria disparado contra o rapaz, o incendiário, como também seu amigo, porém sem êxito.

Diante dos fatos, a vítima foi orientada quanto aos procedimentos a serem tomados pela policia, persistindo buscas na tentativa de encontra o outro rapaz.

Em C. Procópio, ciclista perde a consciência após queda na Rua Bento Ferraz de Campos

Na noite de segunda-feira (24), socorristas do SAMU de Cornélio Procópio foram acionados por volta das 22h30 para atenderem um ciclista que sofreu uma queda na Rua Bento Feraz de Campos, em frente à unidade do Exército (Tiro de Guerra), nos arredores do Jardim Bela vista.

A vítima, um homem adulto, foi encontrada inconsciente e não respondia a estímulos, apresentando escoriações, não sendo possível levantar se ele sofreu fraturas.

Populares que estavam próximos não souberam informar como teria ocorrido o acidente, relatando apenas que encontraram o homem caído ao lado da bicicleta e como ele não esboçava qualquer reação, acionaram o SAMU, que rapidamente se dirigiu ao local.

Após ser avaliada, a vítima foi imobilizada e encaminhada com urgência ao pronto-socorro da Santa Casa, onde ficou sob os cuidados da equipe médica de serviço.

OPERAÇÃO VERÃO Jovem desaparecida há dois anos é encontrada em Guaratuba

A Polícia Civil elucidou o desaparecimento de uma mulher de 25 anos, sumida desde 2015. A vítima foi encontrada na madrugada de domingo (22) em uma casa no bairro Piçarras, no município de Guaratuba.

A Polícia Civil chegou até a jovem, após os vizinhos da casa onde ela estava vivendo com um homem de 29 anos, acionarem a Polícia Militar, após ouvirem brigas do casal. Os dois foram encaminhados para a Delegacia da Operação Verão de Guaratuba.

A delegada responsável pelo caso, Juliana Maciel Busatto Dalacqua, conta que o casal estava junto há aproximadamente dez meses. "Eles se conheceram quando a jovem estava vivendo na rua e desde então moram juntos", reitera Juliana.
O homem foi autuado em flagrante pelo crime de lesão corporal e a mulher foi encaminhada para o pronto socorro, pois estava muito machucada. Ao verificarem os registros da jovem, foi encontrado um boletim de ocorrência relatando seu desaparecimento no ano de 2015.

Logo após a Polícia descobrir este fato, uma equipe da Polícia Civil saíram em diligências para encontrar a família da vítima, que foi localizada também no litoral do Paraná, no município de Pontal do Paraná. A jovem foi levada no final da tarde de domingo para Pontal do Paraná, onde ficou aos cuidados da família.

O suspeito já tinha passagem pelos crimes de violência doméstica e furto, agora ele responderá pelo crime de lesão corporal. Ele permanece à disposição da Justiça.
Redação Bonde com Sesp/PR

QUASE UM METRO DE COMPRIMENTO Jacaré aparece em piscina vazia na zona leste de Londrina

Um jacaré foi capturado dentro de uma piscina vazia em uma chácara na rua José Gonçalves Viana Filho, na zona leste de Londrina, por uma equipe da Polícia Ambiental.

O próprio morador acionou a equipe, que constatou que o animal de quase um metro de comprimento estava em perfeitas condições de saúde. Foi resgatado e reinserido em seu habitat natural.

Segundo Camila Reina, porta-voz da Polícia Ambiental, a principal hipótese é que o jacaré tenha aparecido na região devido às enchentes.
Redação Bonde

CONTRA INVASÃO CULTURAL Livros de Paulo Coelho são confiscados na Líbia

Livros de Paulo Coelho foram confiscados na Líbia, como parte de uma ofensiva por parte de grupos extremistas dentro do próprio governo contra o que chamam de "invasão cultural" do Ocidente e "tendências pervertidas". Pelas redes sociais, o brasileiro anunciou que "não podia ficar sentando vendo seus livros serem queimados" e prometeu acionar a embaixada do País em Trípoli para avaliar o caso.

A descoberta da queima dos livros foi de escritores, artistas e intelectuais líbios que alertaram que a prefeitura da cidade de Al Marj passou a confiscar as obras de Coelho e de outros escritores, como Dan Brown, Friedrich Nietzsche e Naguib Mahfuz, sob o pretexto de serem "eróticos", que promovem o "secularismo" e contrários ao Islã.

Vivendo um caos desde a queda de Muanmar Kadafi, a Líbia passou a ser um dos principais terrenos da batalha entre extremistas e grupos moderados que, durante a revolta há quatro anos, pediam mais democracia.


Num vídeo difundido nas redes sociais, policiais de Al Marj explicaram o confisco e publicaram fotos de um caminhão sendo carregado com os livros. Eles atacam o que acreditam ser uma "invasão cultural" por meio de livros que tratam não apenas de temas eróticos, mas também promovendo "bruxaria" e o "cristianismo".

As autoridades da cidade, controlada pelo Exército Nacional Líbio - ainda atacam a promoção de "ideias xiitas". Num comunicado, escritores líbios como Azza Maghur, Idriss Al Tayeb e Radhuan Bushwisha denunciaram a destruição dos livros. Para eles, "seja qual for o pretexto, trata-se de uma tentativa de amordaçar as vozes e confiscar a liberdade de opinião e pensamento".

Autoridades de outras regiões da Líbia também criticaram o confisco. "Essa é uma violação à liberdade", disse Khalid Najim, chefe da Autoridade Cultural de Al Thanni.
Jamil Chade - Agência Estado

APÓS TÉRMINO DE LUTO OFICIAL Cármen Lúcia inicia conversas informais sobre futuro da Lava Jato no STF

Terminado o período de luto oficial pela morte do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki, a presidente da Corte, Cármen Lúcia, começou nesta segunda-feira (23) a fazer consultas informais aos colegas ministros sobre o futuro da Operação Lava Jato no STF.

Em conversas reservadas, a ministra busca uma solução consensual para encontrar um substituto para relatar os processos da operação, que estavam sob a responsabilidade de Teori, morto na semana passada em um acidente de avião em Paraty (RJ).

Além de procurar alguns ministros informalmente, Cármen Lúcia foi ao gabinete de Teori conversar com servidores e os juízes auxiliares do ministro sobre o andamento do processo de homologação das delações de executivos da empreiteira Odebrecht. Segundo os auxiliares, a análise dos depoimentos está avançada. Teori estava prestes a homologar os depoimentos. A decisão estava prevista para fevereiro.



Trabalho suspenso

Com a morte do ministro, o trabalho dos juízes auxiliares e dos funcionários com os documentos da Odebrecht foi suspenso, já que eles executavam as tarefas com autorização delegada por Teori. Após o trágico acidente, a delegação para executar os trabalhos cessou, o que impede a continuidade da análise.

Em função do período de recesso na Corte, que termina na semana que vem, Cármen Lúcia poderá conceder uma autorização temporária para que os servidores voltem a atuar nos processos da Lava Jato. No entanto, não há previsão sobre quando a medida será tomada.

Além de resolver a questão emergencial sobre a retomada do andamento da Lava Jato, a presidente do STF precisa decidir sobre a redistribuição das ações a outro integrante da Corte. No entanto, ainda há dúvidas se a distribuição será feita entre todos os integrantes do STF ou somente entre os ministros da Segunda Turma, colegiado do qual Teori fazia parte. O regimento interno do Supremo autoriza as duas possibilidades.

SEM AVANÇOS Sem escrivão há dois meses, delegacia do Nucria acumula 700 inquéritos parados em Londrina

Trabalho é o que não falta para os investigadores do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente (Nucria) de Londrina. A intensidade aumentou desde o final do ano passado, quando a única escrivã pediu licença médica. O afastamento deve se estender ao longo de 2017. Enquanto isso, os inquéritos policiais vão se acumulando nas dependências do Nucria. Há pelo menos 700 processos parados.

O Nucria, que virou realidade em Londrina no final de 2014, funciona em um imóvel cedido pelo governo estadual no Jardim Caravelle, zona leste de Londrina. Além dos inquéritos, há 250 denúncias aguardando análise e instauração de procedimento pela Polícia Civil. As notícias de fatos, assim como são classificados os crimes, chegam através do registro de boletim de ocorrência ou por ofícios do Ministério Público.

A delegacia especializada tem hoje o efetivo de cinco investigadores, dois estagiários e a delegada Lívia Pini, que veio de Andirá (36 km a oeste de Jacarezinho), no Norte Pioneiro. "Esse é apenas mais um exemplo da falta que o escrivão faz. Só no Paraná, temos uma defasagem de pelo menos 700 servidores nesta área. A maioria das investigações do Nucria depende de uma estrutura adequada", apontou o vice-presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia Civil (Sidepol), Ricardo Casanova.


Curitiba, por exemplo, é a cidade que tem mais policiais trabalhando nas comarcas do Nucria no Paraná. São cinco escrivães, sete estagiários, 16 investigadores, dois agentes profissionais e dois delegados. No Oeste do Estado, em Foz do Iguaçu, são cinco investigadores, dois escrivães, um assistente e um delegado.

Segundo o delegado, o Paraná enfrenta um fenômeno de "criar novas delegacias, mas sem as adequações necessárias, como um plantel de servidores suficiente para coordenar os trabalhos de forma eficiente. Sem material humano, a unidade policial começa a enfrentar diversos problemas. Isso desanima até quem faz parte do quadro da Polícia Civil, que não vêem uma solução para esta série de absurdos", comentou.
Rafael Machado - Redação Bonde

NA CADEIA Justiça nega habeas corpus de homem acusado de esquartejar travesti em Londrina

Preso desde o final do ano passado por supostamente ter matado e esquartejado o corpo do travesti Luiz Antônio da Silva em um hotel na região central de Londrina, José Lincoln Betetto Santana, 32 anos, amargou mais uma derrota no meio judicial na última segunda-feira (23). O Tribunal de Justiça negou recurso de habeas corpus ingressado pela defesa do réu, que também alegou dificuldades para ter acesso aos autos que tramitaram no Ministério Público, Polícia Civil e que foram enviados à Justiça.

Para sacramentar a decisão de negar a solicitação, o TJ argumentou que "a defesa de Santana deixou de juntar provas acerca da tentativa de impossilidade de acessar os processos. Sem os documentos necessários, fica inviabilizada a análise do mérito", disseram os magistrados. No despacho, também foi relembrado que "apenas a juntada de cópia do mandado de prisão não propicia a esta Corte uma análise adequada do caso".

O primeiro revés de Santana na Justiça ocorreu no começo de 2017. No dia 4 de janeiro, o juiz Marcos Caires Luz converteu a detenção provisória em preventiva.


EM TAMARANA Indígena é preso por suposto abuso sexual contra adolescente em reserva da região de Londrina

Investigadores do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes (Nucria) de Londrina cumpriram nesta segunda-feira (23 um mandado de prisão expedido em segredo de justiça contra um homem que, conforme a Polícia Civil, teria estuprado uma adolescente na Reserva Apucaraninha, em Tamarana (Região Metropolitana de Londrina). O abuso foi registrado em outubro do ano passado, justamente no Dia das Crianças.

Segundo a polícia, a vítima teria sido abordada pelo possível agressor enquanto voltava para casa junto com um primo. O homem teria determinado que a dupla entrasse em seu veículo, mas os menores negaram a carona. Os adolescentes foram ameaçados com uma arma de fogo e obrigados a seguir viagem no carro. Minutos depois, o motorista ordenou que o garoto descesse, que, temeroso em deixar a prima sozinha, rejeitou prontamente a determinação.

O menor foi retirado à força. Agora sem a companhia do primo, a garota foi levada até um campo de futebol da aldeia, onde teria sido agredida e violentada sexualmente. Desmaiada, ela só acordou no dia seguinte. O primo confirmou a versão em depoimento prestado ao Nucria. Acompanhado de advogado, o acusado disse que não tinha conhecimento do mandado de prisão, despachado em sigilo judicial.

De acordo com a delegada do Nucria, Lívia Pini, o indígena argumentou que a relação foi "consensual" e aproveitou para negar todas as acusações. O inquérito será finalizado pelo 6º Distrito Policial, que abrange a região de Tamarana. No entanto, o homem foi indiciado por estupro qualificado em razão da menoridade da vítima.
Rafael Machado - Redação Bonde

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Veículo capota em estrada de Ribeirão do Pinhal

Na tarde de sábado (21), um grave acidente foi registrado por volta das 14h na PR-439, em Ribeirão do Pinhal (56 Km de Cornélio Procópio) onde o condutor de um veículo Jac / J5, perdeu o controle e capotou.

No carro estava um professor de Direito Digital da Faculdade do Norte Pioneiro (Fanorpi), que graças ao sinto de segurança, nada sofreu.

De acordo com o professor, que também atua como advogado em Santo Antônio da Platina, ele se dirigia para a cidade de Londrina, onde se encontraria com familiares.

 E acabou capotando e batendo na canaleta da rodovia que continha areia. (Com informações e foto do NP Diário)

Jovem de 23 anos é assassinada a facadas em briga de mulheres em Jacarezinho

Uma briga generalizada terminou em tragédia na madrugada de sábado (21), em Jacarezinho (90 Km de Cornélio Procópio), uma mulher de 23 anos, identificada como Edna Silva, foi esfaqueada um desentendimento envolvendo um grupo de mulheres e morreu pouco depois de dar entrada no Pronto-Socorro da cidade.

Conforme apurou a reportagem, a confusão teve início por volta das 4 horas em um bar na Vila Setti e ao menos quatro mulheres teriam se envolvido.

Durante as agressões, Edna foi atingida por golpes de faca, um deles na perna direita que atingiu sua artéria. Ela foi socorrida por populares, mas não resistiu à grave lesão.

Outra mulher identificada apenas por Luana também foi esfaqueada pela assassina de Edna, uma adolescente de 17 anos. Os golpes atingiram um dos braços e uma das pernas dá vítima, que apesar da gravidade dos ferimentos não corre risco de morte.
A autora do crime foi detida e encaminhada à Delegacia Polícia Civil. Um inquérito foi instaurado para investigar o caso. (Redação e foto Tánostite)

Mulher morre em acidente com caminhão parado em Santo Antônio da Platina

Uma mulher de 38 anos de idade perdeu a vida no início da madrugada de domingo (22), por volta da 0h15, no KM 5 da PR-439, em Santo Antônio da Platina (91 Km de Cornélio Procópio), nos arredores do trevo de saída para Ribeirão do Pinhal.

 A vítima, de nome Cíntia Cibele de Camargo, estava em um veículo Fiat/Uno, que estava sendo conduzido por seu esposo de 42 anos, o qual colidiu em um caminhão que estava estacionado na pista com problemas mecânicos e com pouca sinalização.

O carro capotou diversas veze e provavelmente a mulher estava sem cinto de segurança visto que seu corpo foi ejetado do carro. (Com informações e foto do NP Diário)

Casal de C. Procópio fica ferido em colisão de carro com caminhão na região de Sertaneja

Equipes de socorro se mobilizaram na tarde de sábado (21), após um chamado relatando sobre um grave acidente entre a cidade de Sertaneja e o distrito de Paranagi (cerca de 40 Km de Cornélio Procópio).

De acordo com o Dr. Guilherme, médico do SAMU que comandou as equipes de socorro, em virtude da gravidade do acidente, foi acionado o resgate aéreo, pessoal da Econorte e ambulância de Sertaneja, visto que o carro colidiu lateralmente com um caminhão, deixando um casal, moradores de Cornélio Procópio, feridos.

Segundo o médico, ao chegarem ao local, as equipes de socorro atenderam o motorista, visto que sua esposa já havia sido retirada do carro e encaminhada para a Santa Casa de Cornélio Procópio pela ambulância de Sertaneja, que havia chegado à área do acidente pouco antes, pois a mesma apresentava vários ferimentos.

Conforme relato do Dr. Guilherme, o motorista ainda estava no interior no veículo, estando ele consciente e orientado, apresentando suspeita de fratura em arcos costais.

Ele foi retirado do carro com toda precaução e após ser avaliado, foi imobilizado e encaminhado ao hospital em Cornélio Procópio, onde ele encontrou com a esposa, que já estava fora de perigo, ficando os dois mais tranquilos quanto à situação, informou o médico do SAMU.

O motorista do caminhão não ficou ferido, sendo liberado no local.

Ainda de acordo com o médico, não há informações de como ocorreu o acidente, mas tudo indica que o motorista não estava atento o bastante ao trafegar por aquela região e teria causado a colisão.

Em C. Procópio, simples abordagem policial a veículo acaba em desobediência, desacato, tráfico de influência e ameaça, segundo a PM

De acordo com o SGT Alves da Polícia Militar de Cornélio Procópio, na tarde de sábado (21), por volta das 15h30, uma equipe do Pelotão de Trânsito acionou o apoio das demais equipes da PM, pois durante uma abordagem de rotina na Rua Zulmira Marchesi da Silva, uma motorista teria causado problemas.

Segundo Alves, já no local, as equipes que vieram em apoio foram informadas pelos policiais da ocorrência inicial que momentos antes, ao procederam à abordagem a um veículo, a condutora do automóvel não apresentou os documentos obrigatórios, pois não estavam com ela.

Ao consultarem o sistema operacional, foram constatados vários débitos na documentação do veículo e ao ser informada que este seria apreendido conforme rege a Lei de Trânsito, a motorista passou a desacatar os policiais e deixou o local, abandonando o carro, informaram os PMs da PELTRAN as equipes de apoio, relatou Alves.

Ainda conforme o SGT Alves, no momento que as informações eram passadas, compareceram ao local o esposo da motorista com seus dois filhos, um cunhado e demais pessoas, que tentaram impedir o trabalho tumultuando o local, sendo necessário acionar mais viaturas para manter a situação sob controle.

Ao ser informado que o carro seria recolhido baseado na legislação vigente, o marido da motorista impôs que sua mulher era advogada, que os policiais estavam abusando de autoridade, além de afirmar que ele e sua esposa seriam conhecedores de seus direitos.

Ele novamente foi orientado quanto a Lei de Trânsito e que o carro possuía irregularidades, mas o homem insistiu em dizer que a apreensão era ilegal e que a equipe deveria liberar o carro, na tentativa de fazer os policiais serem mais maleáveis perante a lei, o que é impossível e não foi acatado, informou o SGT Alves.

Não sendo atendido em seu pedido, o homem passou a ameaçar os policiais de processo, inclusive tentando usar o seu aparelho celular para ligar para autoridades políticas locais, em um gesto para intimidar a equipe e o que seria a princípio uma infração de trânsito simples, gerou outras contraversões, que incluíram desobediência, desacato, tráfico de influência e o crime de ameaça.

O carro foi devidamente recolhido, apesar dos protestos do cidadão e encaminhado ao pátio do Pelotão de Trânsito, onde recebeu as devidas notificações, finalizou o SGT Alves.

A principal pessoa envolvida na situação entrou em contato com a redação do site Anuncifácil e apesar de solicitarmos que ela dessa a sua versão dos fatos, a mesma alega perseguição, mas não enviou qualquer material que confronte a narrativa da PM.

REFERÊNCIA Paraná volta ao topo da produtividade em milho e soja

Jonas Oliveira/Arquivo /SECSO Paraná deve voltar a ser o campeão de produtividade na soja e no milho na safra de 2017, de acordo com levantamento sistemático de produção agrícola do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Depois de ficar na sexta colocação no ranking da soja em 2016, por conta da quebra da safra, o Estado deve liderar o rendimento nesse ano, com 3.456 quilos por hectare, contra 3.087 quilos por hectare em 2016.

O Paraná deve superar Santa Catarina (3.431 quilos por hectare) e Minas Gerais (3.206 quilos por hectare). O Mato Grosso deve ficar bem atrás, com 3.146 quilos. A média brasileira é estimada em 3.126 quilos por hectare. Atrás apenas do Mato Grosso, o Paraná é o segundo maior produtor de soja, com previsão de produzir 18,5 milhões de toneladas nesse ano, 9,8% acima da safra anterior, de acordo com a estimativa do IBGE.

Na safra do ano passado, o Paraná perdeu, por conta do clima ruim, cerca de 2 milhões de toneladas de soja, lembra o diretor do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, Francisco Simioni. "Esse ano as perspectivas são muito boas, com uma previsão de aumento de 10% na produtividade da soja. A colheita está em fase inicial, principalmente nas regiões Norte e Oeste, e o clima tem ajudado", diz.

Milho

Após ficar em segundo lugar no ranking do milho da primeira safra em 2016, com 7.990 quilos por hectare, o Paraná também volta ao topo nessa temporada, com um rendimento estimado pelo IBGE de 8.768 quilos por hectare. O Estado está à frente do Mato Grosso do Sul (8.500), que no ano passado havia assumido a liderança, do Distrito Federal (8.249) e de Santa Catarina (7.718). A previsão é de uma produção de 4,3 milhões de toneladas no Paraná, 30% acima do ano anterior.

"O Paraná conjuga alta produtividade com alto volume de produção e de área plantada. Entre os grandes produtores de grãos do País, ele é o que consegue melhor aliar esses dois indicadores", diz o diretor do centro de pesquisas do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico Social (Ipardes), Daniel Nojima.

A alta produtividade no campo no Paraná se deve ao trabalho de mais de uma década de desenvolvimento tecnológico, manejo de solo e água, de pragas, rotação de culturas e zoneamento agroecológico, de acordo com Simioni. "Trata-se de um aperfeiçoamento constante, o que garante aumento da produção mesmo o Paraná não tendo mais fronteira agrícola", diz Siminoni.

De acordo com ele, o Paraná não tem como expandir a fronteira agrícola. O seu crescimento é vertical, com altos índices de produtividade. "Na soja estamos próximos do topo, mas ainda há espaço para avançarmos no milho de segunda safra", afirma.

No milho da segunda safra, o Paraná chegou a bater a marca dos 6,5 mil quilos por hectare, mas por problemas com clima, frio e chuva, principalmente, a produtividade ficou em 4.653 no ano passado.

Ao todo, o Paraná deve colher, de acordo com a projeção do IBGE, 23,3 milhões de toneladas na safra de verão, 13,4% mais do que a anterior (20,5 milhões de toneladas).
Agência Estado Paraná